Feliz, Adriano Imperador chega aos 43 anos sem dramas

Nesta segunda-feira (17) um dos maiores ídolos da história do Flamengo faz aniversário. Adriano Leite Ribeiro, mais conhecido como Adriano Imperador, completa 43 anos de idade. Recentemente, o ex-jogador se despediu do futebol em jogo comemorativo no Maracanã.
Nas redes sociais, o Flamengo prestou homenagem a um dos maiores atacantes de sua história. O Imperador estreou nos profissionais do clube em 2000, marcando nove gols em 30 partidas. No ano seguinte atuou em 14 partida com 2 gols, no mesmo ano foi vendido a Internazionale-ITA, onde fez história.
➕Que dia o Flamengo joga? Saiba tudo sobre o próximo jogo
Além da Inter, atuou por Fiorentina, Parma, Roma, São Paulo, Corinthians, Athletico-PR e Miami United. No entanto, a passagem que mais brilha os olhos do torcedor do Flamengo é a de 2009, quando Adriano foi crucial na conquista do Campeonato Brasileiro.
Ao todo pelo Mais Querido, Adriano anotou 45 gols e 11 assistências em 92 jogos pelo clube, se tornando uma lenda eterna do Rubro-Negro. O Imperador é amado por todos os torcedores do clube devido ao seu jeito simples, brincalhão e descontraído de ser.
Ohhh Imperador voltou 🎶
— Flamengo (@Flamengo) February 17, 2025
A Nação te ama, Didico! Feliz aniversário, ídolo! Nem cavalo aguenta, habib és! 👑#CRF pic.twitter.com/ccNE8QWpG5
Em um mundo onde diversos craques do futebol vivem atrás de uma máscara quando estão em público, Adriano sempre mostrou autenticidade e carisma quando tietado por torcedores. Essa aura do ex-atacante é o principal motivo de muitos flamenguistas colocarem o Imperador no topo de ídolos do clube.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Os três títulos e números do jogador pelo Flamengo evidenciam a grandeza da pessoa Adriano, que está atrás de diversos nomes do clube com 1 Brasileirão e dois Cariocas, além dos 45 gols marcados. Apesar de jogadores recentes como Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol empilharem gols e taças, o Imperador está na mesma prateleira que nomes extremamente vitoriosos do clube.
Dificuldades na carreira
Quando Adriano vivia o auge em 2004, duas semanas após o título da Copa América, o pai do jogador Almir Leite Ribeiro faleceu após um ataque cardíaco aos 46 anos. O acontecimento foi um baque para o jogador, que enfrentou dificuldades em sua vida pessoal.
Depois do título do Brasileirão em 2009, Adriano saiu do Flamengo em 2010 para a Roma, onde atuou em apenas oito partidas. Desde a volta para a Itália, o jogador não conseguiu manter o nível de antes, acumulando passagens apagadas por Corinthians, Athlético-PR e Miami United. Em entrevista ao "ge", o Imperador falou sobre as decisões que tomou na carreira.
"Eu fiz o que tinha que fazer. Não sinto falta. Acho que fiz até onde pude fazer. Se as coisas não estão dando certo, tem que ser homem para recuar, para se afastar do que não te faz mais bem. Não é uma coisa que era igual a quando eu era pequeno, quando comecei, com a autoestima lá em cima, querendo conquistar as coisas. Não era mais a mesma coisa", disse Adriano.
No final de dezembro de 2024, foi realizada uma partida comemorativa em homenagem ao ex-jogador, simbolizando uma despedida de Adriano aos gramados. Diversos jogadores marcaram presença no jogo, onde o Imperador atuou um tempo pelo Flamengo e o outro com atletas que atuou na Itália.
Ele foi jogador do Flamengo por dez anos, árbitro, tenista e lutou na Primeira Guerra Mundial: conheça a história de mais um ídolo rubro-negro!#FlaMundoBola #Flamengo #Mengão #SydneyPullen #história #futebol pic.twitter.com/CEHOlaWQ7J
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) February 17, 2025