Felipe Neto dissemina fake news sobre pênalti para o Flamengo

12/07/2024, 15:20
Felipe Melo compartilhou fake news contra VAR de Flamengo x Fortaleza

Felipe Neto disseminou fake news em seu perfil no X sobre pênalti marcado a favor do Flamengo na partida contra o Fortaleza, nesta última quinta-feira (11). O influenciador, que conta com mais de 17 milhões de seguidores na plataforma, insinuou que o VAR analisou o lance com apenas um ângulo antes de tomar a decisão do pênalti.

O vídeo originalmente publicado pelo TNT Sports BR é uma montagem do áudio do momento em que o VAR é acionado com um vídeo do lance. Isso não significa que o árbitro de vídeo, Caio Max (RN), analisou a jogada por apenas um ângulo. Dentro da cabine do VAR são disponibilizadas diversas imagens de ângulos diferentes para análise, e o árbitro utiliza todos esses recursos para tomar a sua decisão.

Imagem: Print Twiter

Tite revela tristeza e diz o que Gabigol trouxe ao Flamengo

A TNT não possui o direito de imagem para divulgar as imagens de todos os ângulos, e o intuito era compartilhar o áudio da análise do pênalti, que mostra a conversa entre Edina Alves e Caio Max. O vídeo do lance foi sobreposto ao áudio junto a uma foto para situar o espectador do que se tratava o post.

O botafoguense Felipe Neto é um grande influenciador do país, possuindo um público que acredita fielmente em suas falas. Quando o torcedor do time do chororô compartilha aos seus mais de 17 milhões de seguidores que o VAR só utilizou a imagem de um ângulo distante para marcar um pênalti, muitos tendem a acreditar.

Horas depois, ele parece ter percebido a gravidade do que fez e apagou o tweet (print acima). Felipe Neto, no entanto, em nenhum momento publicou uma retratação.

Narrativa contra o Flamengo faz torcedores rivais como Felipe Neto manipularem todo contexto

Toda pessoa tem direito a uma opinião particular. O que não pode é vender uma narrativa errada ou fora de contexto. Felipe Neto fez isso ao não saber interpretar o post, assim como Marcelo Paz, CEO do Fortaleza, também o fez ao ignorar erro do VAR contra o Flamengo.

O Rubro-Negro ficou na bronca com a equipe de arbitragem, que brigou com imagem para negar empurrão faltoso de Lucero em Wesley. O lance culminou no gol contra do lateral que abriu o placar em favor do time cearense.

O lance, claro, foi omitido pelos personagens, que preferem criar contextos que só os favorecem. Essa e outras narrativas de torcedores rivais demonstram claro incômodo com a grandeza do Mais Querido, que cada vez mais se torna uma potência com elenco, estrutura, finanças e, claro, uma Nação completamente invejáveis.