'Famosinhos', estrangeiros e sobreviventes da tragédia do Ninho: conheça os inscritos do Flamengo na Copinha 2023

20/12/2022, 13:27
copinha flamengo

O Flamengo estreia na Copinha no próximo dia dois de janeiro, contra o Floresta-CE, às 21h45, na cidade de Jaú que fica no interior de São Paulo. Em seguida, os Garotos do Ninho jogam contra a Aparecidense e, por fim, enfrentam os donos da casa.

Primeiramente, a relação conta com alguns nomes conhecidos, por exemplo: os atacantes Pedrinho e Ryan Luka pois já estrearam no profissional. Por outro lado, alguns atletas ainda são anônimos. A lista tem dois estrangeiros, jogadores de apenas 16 anos e até sobreviventes da tragédia do Ninho.

Leia mais: Meia do Sub-20 lesiona o ombro e está fora da Copinha

Visando apresentar estes jovens à nação rubro-negra o MRN elaborou um resumo de cada um deles.

Estrangeiros

Nome: César Benavides
Idade: 18 anos
César Benavides é um dos dois estrangeiros que vão representar o Flamengo na Copinha. O colombiano é zagueiro, mas também pode jogar como volante, chegou ao Ninho do Urubu em junho deste ano vindo do Millonários, ou seja, um clube tradicional de seu país de origem.

Nome: Ariel Suárez
Idade: 18 anos
O equatoriano Ariel Suárez está emprestado ao Flamengo e chamou a atenção na Libertadores Sub-20, onde atuou pelo Orense. Este ano, o centroavante também frequentou a seleção Sub-20 de seu país em alguns amistosos e estreou pelo Mengão na Copa Atlântico Sub-19 em outubro. Aliás, neste torneio o centroavante fez seu primeiro gol vestindo rubro-negro.

orense ariel flamengo
Foto: Divulgação / Twitter

Sobreviventes da tragédia no Ninho

Nome: Francisco Dyogo
Idade: 18 anos
Dyogo é cearense, e foi uma das três vítimas que sofreram ferimentos na tragédia do Ninho. Na época, precisou ficar uma semana internado mas superou e seguiu escrevendo sua história. Em 2020, assinou contrato profissional até fevereiro de 2023. Nesta temporada, foi inscrito para as oitavas da Libertadores. No entanto, ele não esquece dos companheiros que perdeu no dia 08/02/2019. O goleiro fez uma tatuagem com a data e a fase “Garotos do Ninho”.

Nome: Rayan Lucas
Idade: 16 anos
O volante Rayan Lucas, conhecido como “Cuadrado” na base do Flamengo, pois é muito parecido com o colombiano da Juventus, é mais um sobrevivente do incêndio no centro de treinamento do Flamengo. O jovem chegou em 2016, e em fevereiro de 2021 assinou contrato profissional válido por três anos. A multa é de 50 milhões de euros para clubes do exterior.

Depois de apresentar quatro convocados, conheça agora os outros crias que vão buscar o pentacampeonato do maior campeonato de base do Brasil.

Goleiros da Copinha

Nome: Caio Barone
Idade: 16 anos
O goleiro Caio Barone, de 1,96m, nasceu em Taubaté-SP e chegou ao Mengão em 2019. O gigante fez grande temporada sobretudo por ter frequantado as convocações do técnico Phelipe Leal para a seleção brasileira Sub-17. Recentemente, foi eleito o melhor goleiro da Adidas Cup-16 onde o Flamengo foi campeão. Em agosto, assinou seu primeiro contrato profissional.

Caio Barone, goleiro do Flamengo, convocado para seleção brasileira sub-17
Foto: Paula Reis / Flamengo

Nome: Daniel Alves
Idade: 17 anos
O goleiro Daniel Alves nasceu em Goiânia, e mede 1,89m. O jovem foi captado pelo Flamengo em março deste ano, depois de se destacar na Caju’s Summer Cup Sub-16. Anteriormente, atuava no Barra-SC. Esta temporada conquistou a Copa Brasileirinho Sub-17.

Nome: Lucas Furtado
Idade: 17 anos
O goleiro Lucas é capixaba e um dos mais antigos do elenco. Afinal, chegou ao Flamengo em 2016, com apenas 11 anos, depois de se destacar numa escolinha do Nova Iguaçu em Cachoeiro de Itapemirim no Espírito Santo. Pelo Mengão, o jovem letanvou as seguintes taças: Brasileirão Sub-17, Copa Retrô Sub-15, Copa FCB Sub-17, Copa Gramado Sub-16 e Caju’s Summer Cup Sub-16.

Nome: João Cangane
Idade: 18 anos
João Vitor Cangane é da cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo. O goleiro já conquistou os seguintes títulos com a camisa do Mengão: Brasileirão Sub-17, Copa do Brasil Sub-17 e, por fim, Supercopa Sub-17. No entanto, o jovem nunca teve destaque na base do Flamengo. De acordo com o site “Ogol”, ele sequer entrou em campo em 2022, e em 2021 jogou apenas uma vez.

Laterais direitos

Nome: Daniel Sales
Idade: 16 anos
Curiosamente, três dos quatro laterais do Flamengo vieram de times paulistas. O lateral direito Daniel Sales se destacou no Ibrachina e chegou esta temporada. Recentemente foi campeão da Adidas Cup Sub-16, onde era titular do time. A ex-equipe do Garoto do Ninho abasteceu vários clubes grandes do país, afinal, obteve bons resultados dentro de campo.


Nome: Felipe Braian
Idade: 18 anos
O lateral direito Felipe Braian é um dos novatos do elenco, já que chegou ao Flamengo em setembro. O defensor chamou a atenção do rubro-negro atuando pelo SKA Brasil, time comandado pelo ex-volante Edmílson.

Laterais esquerdos

Nome: Zé Welinton
Idade: 18 anos
Zé Welinton é nascido no Mato Grosso do Sul e se destacou pelo Desportivo Brasil, onde jogou a Copinha 2020. O lateral esquerdo veio emprestado ao Flamengo em janeiro de 2021, e esta temporada foi adquirido em definitivo. Uma das características do jovem é a bola parada. Apesar de te perdido um pênalti na final da Copa do Brasil Sub-20, este ano marcou dois belos gols cobrando falta.

Nome: Richard Almeida
Idade: 19 anos
Richard é o único carioca entre os laterais, e um dos mais rodados do elenco. Afinal, o lateral esquerdo já levantou as seguintes taças com o manto sagrado: Veronna Soccer Cup Sub-16, Mundial Sub-16, Púskas Cup Sub-17, Brasileirão e Copa do Brasil Sub-17, Taça Guanabara Sub-17.

Zagueiros

Nome: Iago Silva
Idade: 17 anos
Em primeiro lugar, o zagueiro Iago é natural de Volta Redonda e foi titular na campanha do Flamengo no Brasileirão Sub-17 esta temporada. O jovem conhecia essa competição, já que foi campeão no ano anterior. Além do Campeonato Brasileiro, o defensor também participou das conquistas da Copa do Brasil e da Supercopa Sub-17 em 2021.

Nome: Felipe Vieira
Idade: 17 anos
Felipe Vieira nasceu em Brasília, contudo, foi criado no Piauí. O defensor tem passagens por Sport Recife e pela R6, escola de formação e projeto do lateral esquerdo Renê, multicampeão pelo Flamengo.

Nome: Darlan Batista
Idade: 18 anos
Darlan é um zagueiro canhoto, que foi titular no time vitorioso do Sub-17 em 2021 e ainda não conseguiu assumir a titularidade na categoria Sub-20. O defensor vai ter a oportunidade de se firmar neste posto na Copinha, já que será um dos mais experientes da função, e que os titulares Diegão e Cleiton estarão no profissional.

Nome: João Mandovani
Idade: 18 anos
João Mandovani vive momento parecido com Darlan, também fez parte do Sub-17 multicampeão em 2021 mas no Sub-20 ficou para trás na disputa com os zagueiros mais velhos Diegão e Cleiton. Apesar de ter sido capitão algumas vezes, nunca foi um jogador badalado no Ninho do Urubu e esta temporada perdeu muito espaço. No ano passado fez 16 partidas, e em 2022 apenas uma.

Volantes da Copinha

Nome: Daniel Rogério
Idade: 17 anos
Daniel Rogério nasceu em Guapimirim-RJ e foi figurinha carimbada no Sub-17 esta temporada. Segundo o site “oGol”, o volante fez 28 jogos e marcou três vezes. Até o momento, são três títulos vestindo rubro-negro: Caju’s Summer Cup Sub-16, Copa FCB Sub-17 e, por fim, Copa Gramado Sub-16.

Nome: Lucas Bauru
Idade: 19 anos
O volante Lucas Bauru nasceu no interior de São Paulo, em Bauru. Antes de chegar ao Rio de Janeiro, em 2020, o jovem passou por Portuguesa e São Paulo. No entanto, sofreu uma lesão grave no joelho em 2021 e ficou meses sem jogar. Em 2022, não entrou em campo.

Nome: Weverson
Idade: 19 anos
O volante Weverson pouco jogou com a camisa do Flamengo, disputou apenas algumas partidas pela Copa Atlântico Sub-19. Ex-Sport, é um dos nordestinos na lista do professor Mário Jorge. O meio-campista chegou em setembro e ficou no banco em algumas partidas mas ainda não fez sua estreia. Anteriormente, pelo time pernambucano, o jovem atuou em 29 partidas e marcou seis gols.

Nome: Evertton
Idade: 19 anos
O volante Evertton passou por Cruzeiro-MG, Botafogo-RJ e Volta Redonda até chegar ao Mengão em abril de 2023. Recentemente, fez um gol na semifinal da Copa do Brasil Sub-20. O meio-campista vai para a sua segunda Copinha, já que jogou este ano pelo Voltaço.

Meias da Copinha

Nome: Dudu
Idade: 18 anos
O catarinense Dudu está numa situação parecida com a do zagueiro Mandovani: subiu de categoria e perdeu espaço. Em 2021, atuou em 31 partidas. Em contrapartida, em 2022, entrou em campo apenas quatro vezes.

Nome: Wallace Yan
Idade: 17 anos
O carioca Wallace Yan veio para o Mengão em junho deste ano, emprestado até o fim de 2023 pela Ferroviária. Anteriormente, o meia jogou no Sub-17 e no Sub-20 do time paulista e pode atuar tanto de meia quanto pelas beiradas. Portanto, o ano de maior destaque dele foi 2021, quando o time chegou na semifinal do Estadual.

Nome: Jean Carlos
Idade: 18 anos
O meia Jean Carlos teve uma passagem pela base do São Caetano, e em seguida jogou vários anos no Palmeiras até chegar no Flamengo no começo de 2022. No entanto, entrou em campo apenas 12 vezes e nas últimas partidas da temporada não foi utilizado.

Nome: Rodrigo
Idade: 18 anos
O meia Rodrigo nasceu no Rio de Janeiro e teve uma passagem pelo Botafogo antes de chegar ao Flamengo. Nesta temporada, viveu caso parecido com os de Dudu e Mantovani. Em suma, o meio-campista jogou 23 jogos em 2021 enquanto em 2022 entrou em campo apenas uma vez e não fez gol.

Para ficar de olho

Nome: Lorran
Idade: 16 anos
Primeiramente, Lorran é o nome para ficar de olho nesta Copinha. Recentemente eleito o craque da Adidas Cup, o meia-atacante é um atleta que combina técnica, força e habildade. Em 2022, o Garoto do Ninho fez alguns golaços para colocar no currículo.

Lorran comemora mais um gol em 2022
Foto: Marcelo Cortes/Flamengo.

Atacantes da Copinha

Nome: Felipe Lima
Idade: 16 anos
O centroavante Felipe Lima nasceu na cidade de Araçatuba, interior de São Paulo. Recentemente, foi campeão da Adidas Cup Sub-16. O atacante é um dos quatro representantes da geração 2006 na lista, e já está entrosado com Lorran, pois a dupla fez sucesso esta temporada.


Nome: Petterson
Idade: 18 anos
O catarinense Petterson fez um 2021 espetacular, marcou o gol do título do Brasileirão Sub-17, mas não conseguiu manter o nível na temporada seguinte. O atacante, que gosta de atuar aberto pela esquerda, foi relacionado algumas vezes para o profissional onde já fez sua estreia. Em suma, é um dos remanescentes da Copinha 2022 e será uma das referências da equipe na próxima edição.

flamengo
Foto: Divulgação – Flamengo



Nome: Ryan Luka
Idade: 19 anos
O centroavante Ryan Luka é um dos mais experientes do elenco, pois já estreou no profissional em 2021 e vai para sua segunda Copinha. Portanto, lista de títulos com o manto sagrado é extensa: Mundial de Dubai Sub-16, Verona Soccer Cup Sub-16, Torneio Guilherme Embry Sub-16, Puskás Cup Sub-17, MU Summer Tournament Sub-17, Brasileirão Sub-17 e Taça Guanabara Sub-20.

Foto: Divulgação/Flamengo.

Filho de ídolo do Flamengo está inscrito


Nome: Pedrinho
Idade: 19 anos
O atacante Pedrinho também é uma das referências deste elenco, afinal, o filho do ex-jogador Beto estreou no profissional, na derrota para o Fortaleza. No primeiro semestre esteve empresado ao Azuriz-PR, onde fez seu primeiro gol como profissional contra o Cascável pela Série D.

Pedrinho em treino do Flamengo.
Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Seja apoiador e ajude-nos a melhorar: CLIQUE AQUI e faça parte da comunidade.


Partilha
José Gustavo Felix
Autor

Aprendi a amar o futebol de base