Fama de retranqueiro, transparência e mais: ex-atletas do Fla opinam sobre Tite
Novo técnico do Flamengo, Tite tem um trabalho incontestável no futebol sul-americano. No entanto, o estilo de jogo do treinador não agrada a todos: o gaúcho não costuma priorizar o lado ofensivo do time, mas sim, uma defesa difícil de ser superada. Foi dessa forma que Tite venceu o poderoso Chelsea no Mundial em 2012, mas também como o técnico teve um desempenho ruim nas duas Copas do Mundo pelo Brasil.
Ainda que esperançosa com a chegada do experiente treinador, a torcida do Flamengo costuma ter um “pé atrás” com comandantes que aderem dessa filosofia de jogo. O clube, porém, já foi campeão de diferentes maneiras: o time avassalador de Jorge Jesus em 2019, e também com o simples e eficiente Dorival Júnior no ano passado.
Leia mais: Tite no Flamengo: estilo do treinador é funcional ou posicional?
Nesse sentido, o GE convocou alguns ex-jogadores para desvendar a chegada de Tite na Gávea. O site questionou aos ex-atletas se o gaúcho tem “a cara” do Flamengo, quais as características mais realçantes do treinador e o que se pode esperar de Adenor no Maior do Brasil. Confira as respostas:
Rodrigo Mendes: Tite “retranqueiro” é papo furado
Ex-atacante revelado pelo Flamengo, Rodrigo Mendes foi comandado por Tite durante sua passagem pelo Grêmio entre 2001 e 2003. O canhoto foi um dos destaques gremistas da equipe de Adenor e até levantou a taça da Copa do Brasil de 2001. De acordo com Rodrigo, Tite tem tudo para dar certo no Flamengo:
“Acho que ele vai dar uma cara nova, uma vez que ele tem tanto nome quanto os principais atletas do Flamengo. É importante esse falar de igual para igual, principalmente dentro do vestiário. É um cara que assume bem a responsabilidade dentro do vestiário, ele traz consigo bagagem muito grande. Tem tudo para dar uma cara nova ao Flamengo, tem muita personalidade e é um cara que eu gosto muito”.
Mas afinal, Tite é retranqueiro? Rodrigo Mendes relembra estilo do treinador no Grêmio:
“Essa imagem que passam dele de cara mais retranqueiro acho que é muito papo furado. Na oportunidade que eu tive de trabalhar com ele, o Tite quebrou um paradigma muito grande. Ele mudou todo o estilo do Grêmio. Tite conseguiu mudar com o elenco que tinha, montou um 3-5-2 que até hoje é muito falado porque éramos um dos principais times do Brasil entre 2000 e 2001”, comentou.
Ibson: Tite vai dar conta do recado no Flamengo
Outro cria do Ninho, Ibson esteve no Corinthians de Adenor em uma curta passagem na temporada de 2013. O pouco tempo, porém, foi o suficiente para o meia entender como Tite trabalha em campo. Para Ibson, o gaúcho tem bagagem para administrar um clube como o Flamengo.
“Não tenho dúvida que ele tem a cara do Flamengo. É um cara competente e que entende muito de futebol. A história dele já diz tudo. Ele vai chegar e dar conta do recado, como sempre deu em outros clubes. É um cara que sabe lidar com o ser humano”, disse brevemente.
Assim como Rodrigo Mendes, Ibson discorda que Tite tenha um estilo de jogo defensivo:
“Muitos falam que ele é defensivo. P**** nenhuma, cara. Sabe jogar de acordo com o adversário. De defensivo ele não tem nada. Pegou uma fama, mas trabalhei com ele no Corinthians, e o nosso time era muito ofensivo. E pressão alta, cara. É o estilo que o Flamengo gosta de jogar”, afirmou.
Ramon: Fla terá um excelente gestor que os atletas gostam
Antes de chegar ao Flamengo por empréstimo em 2012, Ramon fez parte do elenco campeão do Corinthians nos anos anteriores. O ex-lateral trabalhou com Tite entre 2011 e 2014, e assim, conquistou duas taças importantes: o Brasileiro e a Libertadores. Com prioridade para falar sobre o novo técnico do Mengão, Ramon não poupou elogios:
“Tite tem a cara de qualquer clube no Brasil. A carreira dele dispensa comentários, treinador que ganhou muitos títulos e que, na minha opinião, é o melhor do Brasil. Tite fará cada atleta ter uma responsabilidade tática enorme e potencializará cada um deles. Ele é um excelente gestor e tem bom diálogo. Os atletas o respeitam muito”.
O ex-lateral também desaprova essa fama de que Tite seja retranqueiro:
“Muito se fala de ele ser retranqueiro, mas isso não existe. Realmente ele gosta de atacar marcando, que é posicionar os jogadores na fase ofensiva de uma forma que não sejam surpreendidos caso percam a bola. Ele terá que encontrar soluções para fazer o Flamengo intenso, marcando alto e ser ofensivo”.
Cristian: treinos de Tite são intensos e competitivos
Depois de dois anos discretos no Flamengo, Cristian foi contratado pelo Corinthians em 2015 e logo levantou o Campeonato Brasileiro daquele ano. O volante fez parte da temida equipe corintiana comandada por Tite. Cristian relembra como era trabalhar com o novo técnico rubro-negro no Parque São Jorge:
“Tite é a cara de qualquer clube. É um treinador que dispensa comentários. Eu tenho propriedade para falar: o trabalho de campo dele, para mim, é um dos melhores que tive depois que voltei da Europa em termos de intensidade e competitividade. O mais forte também é a transparência com os jogadores. Ele implanta o treino e quem estiver melhor joga.”, comentou.