Falso Nove sobre Gabigol: 'Futebol é muito pior do que vestir camisa do Corinthians!'

21/05/2024, 19:26
Gabigol durante jogo do Flamengo na Libertadores

Depois de mais de cinco anos, é seguro dizer que Gabigol vive o seu pior momento desde que chegou ao Flamengo, em janeiro de 2019. Flagrado usando uma camisa do Corinthians durante festa na sua casa, o atacante perdeu ainda mais prestígio junto à torcida rubro-negra. Para Victor Nicolau, o Falso Nove, colunista do Mundo Bola, analista tático e youtuber, o problema maior do ex-Camisa 10 está dentro do campo e não fora.

Falso Nove participou de um papo com o jornalista Igor Siqueira no canal do Uol Esporte no YouTube, nesta segunda (20). O especialista em análise tática mostrou que Gabigol apresentou queda em todos os indicadores importantes para um centroavante do seu nível.

Dos gols esperados até os duelos em campo, o agora Camisa 99 do Flamengo teve piora relevante nas temporadas recentes. Victor resumiu o quadro: “O problema do Gabriel está dentro dele. Ele saiu fora da esfera profissional em algum momento da carreira”.

‘Entrevista de Gabigol não caiu bem no Flamengo’, diz Eric Faria

Gabigol marca pouco mais da metade dos gols esperados dele

Assustado com o quadro que os números apresentaram, Falso Nove mostrou que Gabigol hoje só marca pouco mais de 62% dos gols esperados dele, de acordo com o índice XG. Em 2019, por exemplo, esse índice era de 117%, ou seja, Gabigol marcava mais gols do que a dificuldade média dos arremates classificariam como normal. Victor fez uma previsão: “Se ele mantiver esse índice, terminará o ano como um dos cinco piores atacantes do Brasil, se não o pior”.

Gabigol chuta em 2024 pouco mais de um terço dos chutes de 2019

Todos os demais índices relevantes para um atacante de alto nível caíram para Gabigol de 2019 até 2024. No quesito chutes, o Camisa 99 tem média de 1,60 por jogo em 2024 contra 3,29 em 2019. Imprecindível para um atacante, o número de arremates por partida vem caindo de forma uniforme desde a chegada do jogador ao Flamengo

O Gabigol garçom que viralizou em 2023 é um mito

Nas assistências, o caso é ainda mais grave. Se conseguia 0,19 assistências por jogo em 2019, com pico de 0,23 em 2020, em 2023 o índice foi de irrisórios 0,05 assistências por jogo. Em 2024, simplesmente não há dados para analisar.

Ainda no vídeo publicado pelo Uol, Falso Nove apresentou algumas conclusões importantes sobre a participação de Gabigol em jogos do Flamengo em temporadas recentes. Victor disse: “Gabigol não colocou o Pedro na copa. Pedro teve o grande ano de 2022, porque teve a chance de jogar. Não pelo Gabigol. A grande verdade é que a dupla Pedro e Gabigol nunca foi uma boa dupla”.

Gabigol em 2024 é um jogador que não disputa com os adversários

Uma sensação de muitos torcedores do Flamengo foi confirmada pelos números apresentados pelo Falso Nove. Gabigol não disputa mais a bola com os adversários. O histórico gol da virada na final de Lima, em 2019, talvez não acontecesse hoje. O índice de duelos do Camisa 99 caiu de 7,09 por jogo em 2019 para assustadores 1,10 em 2024. Ou seja, Gabigol não está presente nas partidas.

Para finalizar, Victor Nicolau fez dois diagnósticos sobre a polêmica do dia. ele disse: “O que o campo fala é muito pior do que vestir uma camisa do Corinthians. Não faz sentido pedir ao Tite potencializar um reserva como Gabigol. O ataque dele é Pedro, Cebolinha e Arrascaeta. Não tem que pensar no Gabigol e nem pode”.

Veja na íntegra o papo no UOL Esporte:


Partilha