O Flamengo bateu o Amazonas por 1 a 0 nesta quarta-feira (22), em Manaus, e garantiu a sua classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. Apesar da atuação decepcionante da equipe rubro-negra, um jogador em especial chamou a atenção do analista de desempenho Victor Nicolau, do canal “Falso 9”: Léo Ortiz.
Titular do Flamengo na Arena da Amazônia, Léo Ortiz teve uma grande atuação apesar da baixa performance do sistema defensivo rubro-negro como um todo. Após a partida, Victor Nicolau rasgou elogios ao zagueiro e projetou a possível dupla de “Léos”, formada por Léo Ortiz e Léo Pereira.
➕Gestão sustentável de elenco: Flamengo é 2º entre brasileiros em levantamento
O que a dupla dos Léos vai jogar de bola vai ser brincadeira. A partida do Ortiz foi bizarra! Ter um zagueiro com tamanho impacto ofensivo e capacidade de leitura para interceptação é algo que ajuda a ganhar jogos e a sofrer menos. O time hoje marcou muito mal, mas ele foi ótimo!”, escreveu o Falso 9 em seu Twitter (X).
De acordo com a plataforma de estatísticas Sofascore, Léo Ortiz teve a segunda melhor nota entre os jogadores do Flamengo, 7,8, atrás apenas de Arrascaeta, que terminou o jogo com 7,9. Contra o Amazonas, o camisa 3 alcançou ótimos números defensivos e ofensivos.
No momento defensivo, Léo Ortiz contribuiu com dois cortes, duas interceptações e um chute bloqueado. Já na fase de construção, o zagueiro teve 52 ações com bola, acertou 44 dos 45 passes tentados (98% de eficácia) e ainda criou uma grande chance.
Léo Ortiz titular com a saída de Fabrício Bruno
Contratado por cerca de 7 milhões de euros após uma longa novela na última janela de transferências, Léo Ortiz pouco jogou até agora com a camisa do Flamengo. O quadro, no entanto, deve mudar. Com a saída de Fabrício Bruno, que está de malas prontas para reforçar o West Ham, da Inglaterra, o camisa 3 deve assumir de vez a titularidade.
A expectativa da torcida em relação a Léo Ortiz é grande. Em cinco jogos até agora com o Manto Sagrado, o defensor tem acumulado boas atuações. Léo já marcou um gol e possui médias de 89% de acerto no passe, 72% de acerto em passes longos e 75% de duelos ganhos, sendo o melhor da equipe nesse quesito. Até agora, ele ainda não cometeu faltas nem foi driblado.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.