No início de 2024, Erick Pulgar vem apresentando queda de rendimento. Nos últimos jogos, o torcedor pôde voltar a analisar suas atuações, assim como os analistas. É o caso de Falso Nove. Em suas redes sociais, ele publica um texto sobre as fragilidades do jogador no retorno ao meio-campo do Flamengo.
Para Falso Nove, “Pulgar tem ótimo passe e capacidade de construção, porém tem claras dificuldades para se deslocar e tentar cobrir mais campo”. Além disso, ele comenta as diferenças do volante no fim de 2023 e no início do 2024.
➕Erick Pulgar reconhece erro no gol do Millonarios e promete aprender com falha
“Com o 4-1-4-1 do fim de 2023, ele conseguia se manter posicionado entre linhas e protegia muito bem o ‘funil’. Com bola, nem se fala! Foi brilhante por vários momentos. Com o atual 4-2-3-1 / 4-4-2, ele precisa se deslocar mais. Precisa saltar pressão e deixar o ‘funil’. Precisa ler melhor os movimentos e antecipar-se”, explica.
Erick Pulgar também se prejudica ao ter que se encaixar em um novo sistema. Falso Nove crê que a tática adotada não o favorece e é o jogador quem tem que se adaptar.
“Precisa cobrir mais campo. E essa não é a dele! Pulgar entra no grupo de atletas que precisa servir ao sistema e não me parece que ele o fará, especialmente ao lado de De La Cruz, que por muitas vezes progride e passa da linha da bola, deixando mais campo para o colega que precisa realizar a cobertura”, explica.
Falso Nove vê Allan pressionando Pulgar
O analista também vê uma subida grande de produção por parte de Allan na posição. Por isso, Pulgar pode ter que ceder lugar ao companheiro em breve. Mas o perfil também salienta que é preciso ter paciência com o chileno, já que é apenas um problema de desajuste.
“Enquanto isso, Allan tem subido de produção e pode tornar-se uma opção. Sobretudo, é preciso olhar com lupa o desempenho do camisa 5, pois não se trata de falta de vontade, mas de um desalinhamento entre suas características e as demandas do time para ele neste modelo”, finaliza.