Fabrício Bruno é o zagueiro mais disciplinado do Flamengo desde 2022
De malas prontas rumo à Inglaterra e vendido ao West Ham por um valor milionário, Fabrício Bruno é o zagueiro mais disciplinado do atual elenco do Flamengo (entre 2022 e 2024); veja comparativo.
Considerando apenas números relacionados a Léo Pereira e David Luiz, que estão no plantel desde 2022, quando Fabrício Bruno chegou ao Flamengo, o camisa 15 é o defensor mais moderado do elenco, e tem o menor número de cartões amarelos.
➕ Torcedores agradecem Dorival por venda de Fabrício Bruno
Desde 2022, Fabrício Bruno disputou 30 jogos e recebeu quatro cartões amarelos. Na temporada seguinte, foram 62 partidas e 12 cartões. Neste 2024, em 22 duelos defendendo o Flamengo, foram apenas três punições. Ao todo, foram 114 partidas e 19 amarelos.
Léo Pereira, dupla titular de Fabrício Bruno, disputou 40 jogos em 2022 e recebeu 12 amarelos. No ano seguinte, em 52 partidas, Léo anota a mesma quantidade de punições. Em 2024, em 22 partidas e cinco cartões. Ou seja, 114 jogos e 29 cartões.
David Luiz, por sua vez, é o defensor com mais punições de 2022 até hoje. Na primeira temporada em questão, foram 49 jogos, 13 amarelos e um vermelho. No ano seguinte, 37 partidas e seis cartões, e neste ano, um amarelo em sete duelos. Ao todo: 93 partidas e 26 cartões.
Fabrício Bruno no Flamengo
Fabrício chegou ao Flamengo em 2022, mas foi reserva em parte da temporada. No ano seguinte, no entanto, assumiu a titularidade e não saiu mais. Desde então, mesmo com três técnicos diferentes, o zagueiro se manteve entre o time principal.
O ano em que Fabricio não foi titular foi justamente com Dorival Junior, em 22. Mas, vale recordar que o Flamengo jogava com duas equipes. O time A, considerado principal, jogava as Copas, e o time B, do qual o camisa 15 participava, disputava o Brasileirão.
Em 2023, com a chegada de Vitor Pereira, Fabrício assumiu a vaga. O português saiu do cargo e deu lugar a Jorge Sampaoli, que lá se manteve. Em outubro do ano passado, Tite chegou ao Flamengo, e o camisa 15 continuou sendo titular absoluto da zaga rubro-negra, mesmo após a contratação de Léo Ortiz.
Nesse meio tempo, foi convocado por Dorival – com quem era reserva – para a Seleção Brasileira, e foi titular nos amistosos contra a Inglaterra e Espanha. As atuações chamaram atenção dos ‘gringos’, e as propostas aumentara. O Fla chegou a negar uma de R$ 43 milhões do Atalanta, mas não segurou os R$ 83 milhões ofertados pelo West Ham.
Vendido ao clube inglês, Fabrício Bruno se prepara para dar adeus ao Flamengo após 114 jogos, 70 vitórias, e três títulos: uma Libertadores, uma Copa do Brasil e um Campeonato Carioca.
Fabrício Bruno deve se despedir, definitivamente, no jogo do dia 29 deste mês, contra o Millonarios, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida será disputada no Maracanã, às 21h (horário de Brasília).