Fábio Matias revela conversa com Paulo Sousa e preocupação do técnico do Flamengo
O Flamengo estreia nesta quarta-feira (26) no Campeonato Carioca diante da Portuguesa, às 21h35, no Estádio Luso Brasileiro. Mas ainda sem o time principal, Fábio Matias comandará a equipe. O treinador revelou, ao site GE, diálogo com Paulo Sousa. No entanto, afirmou que o técnico demonstrou preocupação em especial com o desenvolvimento dos jovens que vão a campo.
LEIA MAIS: Marinho no Flamengo: clube faz proposta milionária pelo jogador, afirma portal; veja valores
Para o início de Campeonato Carioca, o Flamengo vai usar um time alternativo nas primeiras rodadas. Com bastante promessas da base e sub-20, o comando será de Fábio Matias. De acordo com ele, Paulo Sousa não está à parte no trabalho. Pelo contrário, o treinador revelou conversas entre ambos:
“A gente teve um início, uma reunião e conversas em relação a questões de jogo, conceituais e sobre o que ele pensa também sobre formação, que acho importante isso. Essa experiência que ele traz do futebol europeu é muito importante para nós. Mas ele trabalhou em processo de base, formação e transição de base para o profissional”, disse ao GE.
Apesar de uma equipe repleta de jovens, o Flamengo não pensa em tropeços. Fábio Matias declarou que o técnico Paulo Sousa vem demonstrando preocupação com o desenvolvimento dos atletas. Mas não apenas como jogador, e sim na parte tática:
“Nas conversas, falamos da questão principal do desenvolvimento individual do jogador, que é algo que eu, como o treinador, e o Flamengo, como clube, apostamos muito. Desenvolver individualmente o jogador em relação a táticas individuais e de grupo, a técnicas de aprimoramento para a partir daí você pensar nas questões conceituais de jogo mais macro, de jogo coletivo”, explicou o treinador de 42 anos.
Fábio Matias afirma que Paulo Sousa estará atento a um Flamengo mais tático
O Flamengo inicia a nova temporada buscando desenvolver recuperar o protagonismo no Brasil. E Paulo Sousa não quer abrir mão desta filosofia também entre os jovens da base. É o que disse Fábio Matias. Segundo ele, o novo treinador rubro-negro pode aproveitar muitas caras novas do torcedor ao longo de 2022:
“Se você não trabalhar as questões de tática individual como ajuste de corpo, posicionamento, leitura e lado cognitivo, automaticamente você não vai conseguir desenvolver um bom coletivo. Então, basicamente foi essa conversa que tivemos. Mas isso é importante para ajustarmos algumas questões a nível de médio e longo prazo em relação a processos de transição”, completou.
Assim, a provável escalação do Flamengo contra a Portuguesa deve ser Matheus Cunha; Wesley, Gabriel Noga, Cleiton e Marcos Paulo; Igor Jesus, Yuri de Oliveira e Matheus França; Thiaguinho, Lázaro e André.
Jornalista e Historiador, é apaixonado por futebol bem jogado. Já atuou na Rádio Roquette Pinto e como colunista no Goal.com. Siga no Twitter: @EuBrguedes