Fábio Matias analisa começo de trabalho e revela suas expectativas para a Copinha

17/12/2021, 13:41
Fábio Matias

Contratado em julho desse ano, o treinador Fábio Matias vive a expectativa de estrear pelo Flamengo na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Campeão na edição de 2020 do torneio pelo Internacional, o técnico do Mais Querido falou ao Mundo Rubro Negro o que espera da competição mais importante de base do país.

— A expectativa acaba sendo bem grande. Principalmente sabendo que nesse período não existem outras competições ao nível nacional ocorrendo simultaneamente, nem mesmo os torneios regionais. Então, naturalmente, acaba tendo uma atenção maior — disse o treinador.

Leia mais: Jorge Jesus já admite voltar ao Flamengo, diz jornal português

O Rubro-Negro está no Grupo 29 do torneio e irá jogar contra o Oeste-SP, Floresta-CE e Forte-ES. A equipe paulista foi bem no Estadual Sub-20 e terminou em segundo lugar do seu grupo. Enquanto o time cearense conseguiu se destacar na Copa do Nordeste. Ao Mundo Rubro Negro, Fábio Matias afirmou que conhece bem e estudou os adversários.

O comandante dos Garotos do Ninho também confirmou que está confiante para essa Copa São Paulo. Contudo, ele ressalta equipe rubro negra será mais jovem do que se espera, devido ao planejamento para o futuro dos atletas.

— Então temos uma expectativa boa em relação à Copa São Paulo, mas agora também sabemos que vai ser um período de transição. São vários os meninos no elenco que já estão no último ano e devem procurar um espaço no profissional ou em outros clubes. Por isso teremos um time mais novo que deverá ser bem trabalhado — contou o técnico.

Leia mais: Jorge Jesus encontra empresário que o levou para o Flamengo; veja imagens

Essa edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior marca o retorno da competição. Isso porque o torneio do ano passado foi adiado devido à pandemia do coronavírus.

O início do trabalho de Fábio Matias

Nos quatro primeiros meses à frente do Flamengo, o treinador ainda não conseguiu um troféu. Mas o seu trabalho já começa a dar frutos no estilo de jogo dos Garotos do Ninho.

Em alinhamento com o futebol profissional, os jogadores da base também praticam um futebol ofensivo nas mãos de Fábio Matias. Dessa maneira, a adaptação para o futebol praticado no profissional fica mais suave para o atleta.

Leia mais: Rodolfo Landim toma posse e fala sobre Jorge Jesus

Desde a chegada do novo técnico, o Sub-20 do Flamengo chegou às fases finais de todas as competições que disputou. No Campeonato Carioca, o time foi vice-campeão; enquanto no Brasileirão, a equipe chegou até às semifinais.

— Nesse primeiro momento do meu trabalho sinto que atingimos bons números. A meta inicial no Campeonato Carioca era classificar e garantir uma vaga na Copa do Brasil e conseguimos ir até à final, conquistando esse objetivo. No Brasileiro conseguimos também estar entre os quatro primeiros na tabela. Com o ataque mais eficiente da competição e uma das melhores defesas — analisa Matias.

Destaque nas categorias de base

Contratado como um dos melhores treinadores Sub-20 do Brasil, Fábio Matias também comentou sobre o desenvolvimento dos atletas da base.

O técnico é adepto da escola holandesa de futebol, ou seja, preza pelo jogo de construção. Assim, Fábio Matias desenvolveu um trabalho duradouro no Internacional, onde revelou alguns jogadores como Praxedes, Caio Vidal e Guilherme Pato.

Leia mais: Flamengo de 2019 x Atlético-MG de 2021: “É um delírio comparar”, diz jornalista

Tetracampeão da Copinha, o Flamengo revelou grandes craques nos últimos anos, como Lucas Paquetá, Vinícius Júnior, Reinier. Porém, somente o primeiro conquistou a Copa São Paulo. O treinador do Rubro-Negro opinou sobre essa relação “desenvolvimento x títulos”.

— A questão da conquista é sim muito importante e um momento de auge para um treinador de base, é a maior competição que temos e muito difícil. Mas também sabemos que o título por si só não é o mais importante quando se trabalha com base. O mais importante na minha opinião é o desenvolvimento dos atletas e o número de jogos altos para que eles possam jogar, se porem à prova e gerar uma visibilidade também em cima do futebol deles — afirmou o comandante.

Confira a lista de relacionados do Flamengo para a Copinha


Partilha
José Mário Ferraz
Autor

Apaixonado por contar histórias. Profissional com facilidade na escrita e na comunicação. Atualmente, redator no Mundo Rubro Negro