Fábio Luciano dá aula sobre trabalho de Tite no Flamengo

Desde a chegada de Tite, o Flamengo vem demonstrando uma evolução impressionante em campo. O técnico experiente e multicampeão conseguiu mudar o time e seus jogadores mesmo em pouco tempo para trabalho. Os feitos de Tite no Flamengo foram elogiados pelo comentarista Fábio Luciano.
A evolução que mais chama atenção é a de Everton Cebolinha. O atacante tomou a titularidade na ponta esquerda e vem sendo decisivo nas últimas rodadas do Brasileirão. Contra o América-MG, por exemplo, Cebolinha marcou um gol de cabeça mesmo tendo apenas 1,74 metros de altura. Fábio Luciano credita esse e outros progressos individuais ao trabalho bem feito de Tite.
Leia mais: ‘Entregada’ é pivô de rompimento entre Tite e Felipão
“Os caras pisam na área, o Cebolinha faz um gol de cabeça. A gente está acostumado a ver o Cebolinha na beira do campo e aí quando tem uma movimentação diferente para o marcador, o Cebolinha aparece dentro da área para fazer um gol. Depois ele faz uma jogada pelo lado esquerdo no gol do Everton Ribeiro. É você olhar, detectar quais são as qualidades – e esse elenco tem muita qualidade -, e não precisa fazer muita coisa não. Você tem que entender o elenco”, disse o ex-jogador.
Fábio Luciano elogia cuidado do treinador com particularidades
Fábio Luciano continuou, destacando outras mudanças do Flamengo em apenas um mês com Tite no comando. “A gente está falando do Flamengo, mas acontece com outros clubes também. Mas é você entender e procurar extrair o melhor de cada jogador, a função que ele executa. Com o Cebolinha, por exemplo, ele (Tite) tirou muitas movimentações e deu aquilo que o jogador mais gosta. O enfrentamento e a velocidade”, disse, para depois completar:
“Ele aproxima o Bruno Henrique do Pedro, dá espaço na beirada. Tem solidez defensiva e o Pulgar é um cara importantíssimo para o Flamengo. Ele tem bom passe, boa saída, é um jogador que protege o sistema defensivo. O Flamengo tem velocidade nos zagueiros, os caras se sentem confortáveis no confronto mano a mano. Então é isso, é colocar os caras nos lugares certos e deixar a rapaziada jogar”.
Comentaristas da ESPN levantam bola de Tite
Mas não foi apenas Fábio Luciano que elogiou o bom trabalho de Tite. Outros comentaristas da ESPN levantaram a bola do treinador rubro-negro. São seis vitórias, um empate e duas derrotas em nove jogos. Além disso, Tite colocou o Flamengo na briga pelo título brasileiro. É o atual vice-líder, com a mesma quantidade de pontos do Palmeiras, primeiro colocado.
“Tite entendeu onde tinha que mudar”
Fernando Prass, ex-goleiro, foi questionado sobre como o treinador reorganizou o Mais Querido. Afinal, a mudança foi tática ou mental? Para Prass, é um trabalho conjunto de vários aspectos.
“O Flamengo vinha de bons treinadores, mas que não conseguiram entender o clube, as características dos seus jogadores e tentar posicionar da maneira que os jogadores entendiam mais, não de acordo com as suas ideias. O bom treinador não é aquele que implanta suas ideias e faz o time jogar para elas. Mas o que consegue fazer a leitura do grupo. E, junto com suas ideias de futebol, criar movimentos. O Tite conseguiu isso”, relembrou o comentarista no programa “Resenha ESN”.
“O Cebolinha é nítida a melhora na parte mental e aí provavelmente é o trabalho do Tite, que já conhecia ele. Aí depois ele foi encaixando, mudou Bruno Henrique de lugar. O Arrascaeta voltou a jogar bem também, uma peça fundamental. As características e influência de Arrascaeta no jogo do Flamengo é impressionante. O mais importante não foi um grande trabalho que o Tite tenha feito na parte tática, foi de entender onde ele tinha que mudar”, concluiu.
“Se o Flamengo for campeão, Tite será o protagonista”
Quem também disparou elogios a Tite foi Fernando Campos. Respondendo a mesma pergunta feita a Prass, o comentarista apostou na mudança dupla. Fernando citou exemplos para explicar cada aspecto.
“É o impacto direto do melhor técnico do país. Tite chegando, sendo um grande gestor. Era um Flamengo muito conturbado internamento, com problemas de direção e de ambiente entre os jogadores. Ele chega para amenizar tudo isso, para conseguir colocar uma mentalidade diferente nesses jogadores que já são muito vitoriosos e, principalmente, mostrar a capacidade de competência que ele tem como técnico, melhorando jogadores, como no caso de Cebolinha, que foi investimento altíssimo do Flamengo e era uma grande decepção”.
“Agora (Cebolinha) está jogando na ponta pelo lado esquerdo, jogando muito, bem fisicamente, desequilibrando, fazendo gol, atormentando zagueiros adversários… Mais uma vez o impacto do Tite conseguiu melhorar o desempenho de um jogador. O Bruno Henrique sendo utilizado pelo lado direito, aparecendo diversas vezes como atacante. O Pedro crescendo de produção e agora tem um conjunto”, completou.
Projetando um título do Flamengo, Fernando Campos cita Tite como o protagonista da equipe. “É uma equipe que está conseguindo uma sequência de vitórias, não está sendo vazada, a defesa está muito mais segura porque tem um mérito muito grande do Tite na organização. […] Se o Flamengo for campeão, não dá para não colocar o Tite como protagonista”.