Daniel dos Anjos fala sobre Flamengo e superação após miocardite

Atualizado: 24/04/2025, 11:57
Ex-Flamengo, Daniel dos Anjos comemora gol pelo Leiria

Daniel dos Anjos, atacante revelado pelo Flamengo em 2017, quando rumou para o Benfica B ainda no meio do ano, segue fazendo carreira em Portugal. O MundoBola Flamengo traz uma entrevista exclusiva com o jogador, que precisou superar um momento difícil para seguir jogando.

➕Ex-Flamengo, Matheus Bachi quer deixar Tite e mira passo na carreira

Isso porque o atleta teve um problema grave no final de 2020. Em novembro, Daniel dos Anjos, ainda no Benfica B, testou positivo para o covid-19.

Betsul
Betsul
5/5
proAtendimento com resposta rápida e eficiente

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-18, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Na sequência, ele desenvolveu uma miocardite aguda, diagnosticada em dezembro daquele ano. Consiste numa inflamação no miocárdio, importante músculo do coração. Ele chegou a anunciar uma pausa na carreira para tratar o problema.

À reportagem, Daniel dos Anjos relembra o momento difícil e explica que o medo sentido se deu, também, por não saber como o problema poderia evoluir devido ao covid-19

"No começo, foi mesmo assustador, porque eu tive o diagnóstico após a infecção da Covid, então não sabíamos como seria a progressão da inflamação. Me apeguei à família, acompanhamento psicológico, e tentava ficar tranquilo dia após dia", relembra.

O jogador voltou aos trabalhos quatro meses depois, no fim de março de 2021, e foi recebido pelos demais jogadores em um corredor humano com uma salva de palmas após superar o problema. Ele detalha o que sentiu ao poder retornar a fazer o que ama.

"A dúvida maior era se voltaria a jogar, porque se nos exames tivesse qualquer sinal de arritmia, seria mais complicado. Isso era um medo que eu tinha diariamente, mas graças a Deus e aos doutores do caso, correu tudo bem e voltei a fazer o que mais amo. Foi uma sensação única, parecia a primeira vez que cheguei ao profissional", comenta.

Daniel dos Anjos, de volta aos treinos do Benfica B - SL Benfica

O momento mais complicado da carreira foi de incerteza, e o atacante conta que temeu que fosse preciso pendurar as chuteiras.

"Sim, (passou pela cabeça que poderia ter que encerrar a carreira), porque não sabia o que poderia acontecer. Terminar a carreira assim, do nada, seria muito difícil de assimilar", comenta.

No Flamengo, Daniel dos Anjos se inspirava em Guerrero e Leandro Damião

"Era um sonho vestir a camisa do Flamengo, foi algo muito especial. O peso dessa camisa é fantástico", avisa o jogador, que mostra saudades dos tempos de Ninho do Urubu. Como um bom atacante, Daniel dos Anjos diz ter se inspirado muito em Paolo Guerrero e Leandro Damião, jogadores que passaram pelo clube na época.

"Eu lembro muito do Guerrero, pelo nome que tinha e por ser centroavante. O Damião chegou, tinha o Vizeu, que também veio da base, e de certa forma, inspira também quem está na base", relembra.

A paixão pelo Flamengo perdura, e Daniel dos Anjos, que ainda acompanha os jogos do Flamengo quando o horário permite, confidencia ao MundoBola que tem vontade de voltar ao seu clube de origem, e lembra ainda de Vini Jr como principal joia rubro-negra.

"Uma geração que deu muitos frutos ao Flamengo. Hoje, muitos têm uma carreira consolidada, um deles com sucesso mundial, que é o Vini Jr", aponta.

Apesar de admitir que voltaria ao Mengão pelo tamanho do clube, ele avisa que seu foco está no Velho Continente.

"Independente de onde estiver, sempre quero trabalhar para subir o patamar. Jamais vou fechar as portas para voltar ao Brasil, mas neste momento, só penso mesmo no futebol europeu", afirma.

Um dos motivos para isso talvez seja o calendário, mais favorável em Portugal.

"Aqui é tranquilo comparado com o Brasil. Temos jogo uma vez por semana, uma semana mais tranquila para trabalhar. No Brasil, é jogo a cada três dias e isso torna a rotina um pouco mais corrida", completa.

Aprendizado em Portugal e momento do Leiria

Daniel dos Anjos jogou pelo Tondela após deixar o Benfica B no meio de 2021. Foram três anos no clube português que foi especulado como possível alvo de compra no Flamengo nesse período, até que ele retornou o Brasil.

Mas a passagem foi curta. O atacante chegou ao Guarani em julho de 2024, mas foi embora em agosto, para reforçar seu atual time, o Leiria. Ele diz ao MundoBola que sua volta ao país não foi como esperava, e por isso, decidiu retornar para Portugal logo em seguida.

Com carreira feita, majoritariamente, em terras lusitanas, Daniel dos Anjos explica que evoluiu muito a parte tática atuando no futebol europeu.

"Eu saí do Brasil com base feita e isso foi importante para mim. Mas aqui aprendi muito mais taticamente do que no Brasil", conta.

Disputando a segunda divisão portuguesa, o Leiria briga para subir. Mas faltando quatro rodadas para o fim do torneio, o time de Daniel dos Anjos é oitavo colocado, com 43 pontos. A equipe ainda tem chances matemáticas, com o terceiro colocando com 51 pontos, mas a situação é complicada.

Ele faz uma análise do seu desempenho na temporada, admitindo uma queda. Mesmo assim, o centroavante tem sete gols, sendo o vice-artilheiro do time na Liga Portuguesa, atrás apenas de Juan Muñoz, com 11.

"Individualmente, comecei muito bem e depois acabei caindo um pouco de produção. Minha luta maior comigo mesmo é sempre para fazer bons jogos. Quero continuar marcando gols, fazendo bons jogos e conquistar o acesso. Esse é o projeto", finaliza Daniel dos Anjos.


Compartilhe