Ex-ídolo do Flamengo critica esquema de Renato Gaúcho e diz que três jogadores estão sacrificados
Um dos maiores zagueiros da história recente do Flamengo, Junior Baiano criticou o esquema tático de Renato Gaúcho. Para o defensor titular na Copa do Mundo de 1998, a equipe tem jogadores muito técnicos, porém lentos. Segundo ele, a defesa está sobrecarregada por causa da estrutura em si. As declarações foram nesta quinta (4), em entrevista ao Flow Sport Club.
LEIA MAIS: Em entrevista sincera, Marcos Braz dá detalhes sobre o ambiente interno do Flamengo
De acordo com Junior Baiano, o problema não são os zagueiros. Mas sim, o esquema tático de Renato Gaúcho:
“É culpa do sistema. Da maneira que o Flamengo joga, vai estourar lá atrás. Não tem jeito. O Flamengo joga muito para frente, muito lá em cima”, afirmou, criticando a desorganização da equipe.
No entanto, Baiano ressaltou que os defensores do Flamengo são acima da média. Só que, por conta da lentidão destes jogadores, a estrutura defensiva imposta por Renato Gaúcho acaba prejudicando os jogadores:
“Os zagueiros do Flamengo são lentos. São jogadores muitos técnicos, mas não têm velocidade. Os últimos jogos que o Flamengo está sofrendo, é porque os caras jogam atrás e exploram o contra-ataque. Vai pegar no mano-a-mano, bola longa, (os zagueiros) não têm velocidade para acompanhar. O Flamengo sofre com isso, mas não é culpa dos zagueiros”, defendeu.
Junior Baiano aponta três jogadores como lentos para o sistema de jogo atual do Flamengo
Após explicar como o esquema tático atual acaba sendo prejudicial aos atletas, Junior Baiano prosseguiu explicando. Entretanto, destacou três jogadores como exemplos de qualidades desperdiçadas por conta do estilo do Flamengo:
“A Arão é lento. Muito lento. Com a bola no pé ele joga para caramba, sempre está nos espaços certos, mas é lento para caramba. Filipe Luís é lento. Rodrigo Caio é lento”, afirmou Júnior Baiano.
CONFIRA: Sonho difícil: Flamengo esbarra em obstáculo para retorno de Jorge Jesus
Criticado por parte da torcida, Mauricio Isla foi defendido pelo ex-zagueiro. Segundo Baiano, o lateral-direito é que mais consegue se adaptar ao esquema de Renato Gaúcho:
“O cara que tem um pouco de velocidade é o Isla, mas é um cara que está muito lá em cima (no ataque). Tem que ter essa cobertura dos caras no meio, dos cabeças de área, mas os cabeças de área do Flamengo jogam lá em cima. Vai sobrar para o zagueiro”, finaliou.
Jornalista e Historiador, é apaixonado por futebol bem jogado. Já atuou na Rádio Roquette Pinto e como colunista no Goal.com. Siga no Twitter: @EuBrguedes