Ex-Flamengo, Yago se manifesta após ser vítima de racismo na Espanha

08/02/2023, 18:11
Yago Mateus com a camisa do Flamengo; atleta se manifestou após ser vítima de racismo durante uma partida de basquete na Espanha

Nesta terça-feira (7), o ex-armador do time de basquete do Flamengo, Yago Mateus, foi vítima de racismo durante uma partida na Espanha. Em entrevista ao GE, o atleta revelou que não escutou as ofensas durante a partida, agradeceu a todos que enviaram mensagens de apoio e afirmou que toda vez que entrar na quadra irá lembrar das pessoas que sofrem com o racismo diariamente.  

Yago atualmente joga no Ratiopharm Ulm, da Alemanha, e foi até a Espanha a fim de disputar uma partida da Eurocup, contra o Joventut Badalona. Durante o jogo, as câmeras flagram nitidamente uma mulher gritando ‘mono’, que significa ‘macaco’, em sua direção. Para piorar, um casal de idosos que a acompanhavam, que aparentemente são seus pais, caem na gargalhada, compactuando com a ofensa.

Leia também: Flamengo lidera ranking desagradável entre clubes da Série A em 2023

“Graças a Deus eu não ouvi na hora porque não sei qual seria a minha reação. Nunca havia passado por isso na minha vida, por uma situação como essa nem no Brasil, nem em outros países onde joguei com meus clubes e com a Seleção Brasileira. Não consigo entender o motivo disso. É revoltante e triste ver que isso acontece, é uma coisa recorrente no esporte, no mundo de hoje, e estamos muito longe ainda da conscientização e de um entendimento de que não há espaço para esse tipo de atitude”, disse Yago. 

Ex-companheiro no Flamengo, Olivinha manda mensagem de apoio para Yago

Ídolo do Flamengo, Olivinha não aguentou ver Yago ser vítima de racismo na Espanha e, por isso, fez questão de se manifestar sobre o ocorrido. A lenda do basquete do Mengão, que é rubro-negro de coração, lembrou ainda dos casos recentes de Vinícius Júnior.

“Fogo nos racistas! Inadmissível isso. Em pleno 2023, as pessoas ainda agem dessa forma. Triste demais esse tipo de situação e novamente na Espanha. Vinícius Júnior vem sofrendo constantemente com isso e no vídeo podemos ver a torcedora xingando o Yago. Lamentável”, diz o craque em sua conta pessoal no Twitter.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.