Ex-Flamengo, Yago relembra passagem pelo Orgulho da Nação e projeta chances do tri mundial

Multicampeão pelo Flamengo entre 2020 e 2022, Yago Mateus dos Santos atualmente defende o Estrela Vermelha, da Sérvia, e figura entre os destaques da Seleção Brasileira de Basquete. Mesmo distante do Rio, o armador não esconde a identificação e saudade pelo Rubro-Negro.
➕Oveja vê reforço do FlaBasquete como grande líder, pontuador e coringa
Em entrevista ao "Lance!", o atleta recordou seus momentos de glória no Orgulho da Nação, que afirma terem sido os melhores anos de sua vida.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
"Acho que se hoje eu estou fora e fazendo o que estou fazendo, foi porque eu tive a escolha e a oportunidade de poder jogar em um clube tão grande como o Flamengo, com jogadores que tinham lá (...) Foi, sem dúvida, um dos melhores anos da minha vida, dos melhores anos que eu guardo para sempre na minha memória", afirmou Yago.
Títulos de Yago pelo Flamengo
- Basketball Champions League Americas (BCLA) 2021
- Copa Intercontinental de Basquete da Fiba (2022)
- NBB (2021)
- Copa Super 8 (2021)
- Campeonato Carioca (2020)
Yago Mateus exalta ex-técnico do Flamengo
Profissionalmente, o atleta deu os primeiros passos na carreira pelo Paulistano, onde brilhou em sua temporada de estreia no NBB (Novo Basquete Brasil) em 2016-17. Na temporada seguinte, Yago foi crucial na conquista do campeonato contra o Mogi das Cruzes - sendo seu primeiro título nacional.
Suas atuações despertaram interesse do Mengão, que o contratou em 2020. Desde então, o armador fez história com o Manto Sagrado, pois, além dos títulos, construiu uma identificação com a Nação Rubro-Negra - dentro e fora das quadras.
Yago também enalteceu a influência de Gustavinho, técnico que comandou o atleta no Paulistano e no Flamengo.
"Talvez se eu estivesse no Paulistano e tivesse que sair, eu não estaria tão pronto como eu estive por conta de pressão, por conta de realmente ser um clube que monta para ganhar. Para mim, fazia todo o sentido ir para o Flamengo, não só por ser o melhor clube do Brasil, mas pelas pessoas que estavam lá, pelo Gustavinho, pelo Diego, que foram as pessoas que me colocaram no profissional", afirmou o armador da Seleção Brasileira.
Yago revelou que sempre teve uma postura destemida, mas, sob o comando do treinador, aprimorou ainda mais a confiança dentro das quadras.
Yago acredita em título mundial do FlaBasquete
Campeão mundial pelo Orgulho da Nação em 2022, o armador revelou que continua acompanhado os jogos do Flamengo e projetou as chances da equipe no próximo Mundial.
"O Mundial está ficando cada vez mais difícil. Acompanhei de perto o time da Europa, que é muito bom e vai estar na final com o Flamengo. Mas vejo com boas chances, trocaram algumas peças e conseguiram se manter em altíssimo nível. Estarei torcendo para que eles ganhem e levem o nome do Brasil ainda mais alto", disse o atleta.
Após o Rubro-Negro, Yago Mateus se transferiu ao Ratiopharm Ulm, da Alemanha, e hoje, aos 26 anos, defende o Estrela Vermelha - tradicional clube sérvio.
No momento, o armador está na Seleção Brasileira ao lado dos atletas do Flamengo, Alexey Borges, Gui Deodato e Ruan Miranda, na preparação para a disputa da AmeriCup. O Brasil estreia no dia 23 de agosto, contra o Uruguai.














