Ex-Flamengo, Yago Mateus faz partida quase perfeita e coloca o Brasil na próxima fase da Copa do Mundo
Na manhã desta quarta-feira (30), a Seleção Brasileira deu mais um passo na Copa do Mundo de Basquete. Em Jacarta, na Indonésia, o Brasil bateu a Costa do Marfim por 89 a 77, garantiu a classificação para a segunda fase e ainda sonha com a vaga nas Olimpiadas de 2024. Destaque do jogo, o Ex-Flamengo Yago Mateus teve uma atuação quase perfeita.
O Brasil entrou em quadra com as costas contra a parede, e só a vitória classificava a seleção. Depois de vencer o Irã e perder para a Espanha, o time sofreu para vencer a seleção africana, mas conseguiu impor seu jogo e vencer por 12 pontos de diferença.
Leia mais: João Luis Jr: Demitir Sampaoli pode até ser desespero, mas mantê-lo seria burrice
Craque multicampeão pelo Flamengo e hoje no Estrela Vermelha, da Sérvia, Yago Mateus teve uma atuação histórica com a camisa da Seleção Brasileira. O armador chamou a responsabilidade e saiu de quadra com 24 pontos, 12 assistências, quatro rebotes e um roubo, com incríveis 86% de aproveitamento na linha dos três pontos (6/7).
Classificado para a próxima fase, o Brasil já volta a quadra nesta sexta-feira (1º), contra a forte seleção de Canadá, que conta com nomes como Shai Gilgeous-Alexander e RJ Barret, estrelas da NBA.
Com Yago Mateus progatonista, veja o caminho do Brasil na Copa do Mundo de Basquete
Na Copa do Mundo de basquete, os resultados da primeira fase são levados em consideração na próxima fase. Os times do Grupo G, Brasil e Espanha, batem de frente com os classificados do Grupo G, Canadá e Letônia. Assim, destes quatro times, dois seguem para as quartas de final, e o Brasil não joga novamente contra a Espanha.
Além de sonhar com o título da Copa do Mundo, o principal objetivo da equipe comandada por Gustavo de Conti é a vaga nas Olimpíadas. O Mundial distribui duas vagas para as Américas, que ficarão com as duas melhores equipes do torneio. Sendo assim, o Brasil compete com os Estados Unidos, grande favorito ao título, Canadá, Porto Rico e República Dominicana.
Sem disputar as Olimpíadas desde 2016, quando foi o país sede, o Brasil ainda terá mais uma chance caso não consiga a vaga via Copa do Mundo. Por conseguir vaga entre os 16 melhores, a Seleção irá disputar o Pré-Olímpico mundial, em junho de 2024.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.