Ex-Flamengo recebe 6 meses de suspensão por comemoração com mensagem religiosa

03/11/2023, 18:18
Gabriel Silva, ex-Flamengo, exibe mensagem 100% Jesus após marcar gol no Camboja

Revelado pelo Flamengo, o atacante Gabriel Silva foi suspenso no futebol do Camboja, onde atua pelo Svay Rieng. O atleta foi punido por exibir a mensagem “100% Jesus” em comemoração de gol no jogo contra o Boeung Ket, no último sábado (28).

A primeira punição de Gabriel Silva foi seis meses de suspensão e multa de 2 milhões de riel, equivalente a cerca de R$ 2,4 mil na cotação atual. O clube, no entanto, recorreu da decisão e conseguiu redução da pena para apenas uma partida e o pagamento da multa.

Leia mais: Opta coloca o Flamengo somente como 5º melhor sul-americano

Caso fosse suspenso pelos próximos seis meses, o ex-Flamengo perderia o restante da C-League, campeonato nacional do Camboja. Atualmente, o Svay Rieng é líder da competição 27 pontos e tem seis de vantagem para o segundo.

Em entrevista ao Esporte News Mundo, Gabriel Sila comentou o caso e afirmou que não teve a intenção de desrespeitar ninguém.

“Somos líderes isolados do campeonato com nove jogos e nove vitórias. No sábado eu pude fazer gol e levantei a camiseta para comemorar, onde está escrito 100% Jesus. Eu não quis desrespeitar ninguém ou ofender, somente quis glorificar a Deus pelo meu momento muito bom “, disse o ex-Flamengo, antes de completar:

“Estava motivado e aconteceu a notícia na segunda-feira que eu estava sendo punido por seis meses e uma multa de dois milhões de riel. O clube me avisou após o treino eu fiquei muito triste. Porém, o clube me deu todo suporte possível e disse que iria fazer o que fosse necessário para reverter a decisão e aconteceu. Repito, não quis desrespeitar ou insultar ninguém.”

O Camboja tem o Budismo como religião oficial, com mais de 96% da população budista. No entanto, é importante ressaltar que a liberdade religiosa é um direito garantido por lei no país, apesar de alguns conflitos ao longo dos anos. Assim, a punição ao atleta foi baseada no regulamento da Fifa.

Desde 2014, a entidade proíbe jogadores de levantarem suas camisas para exibir uma mensagem na roupa de baixo. Nem mesmo conteúdo de cunho educativo ou solidário está permitido. A regra prevê que os atletas não devem receber cartão amarelo, mas uma punição da organização da competição.

Pedro exibiu mensagem religiosa ao comemorar gol pelo Flamengo


Ao marcar o gol da vitória do Flamengo sobre o Bahia, no dia 30 de setembro, o atacante Pedro comemorou levantando camisa para mostrar a mensagem “Jesus é o suficiente”. O árbitro Sávio Pereira Sampaio decidiu relatar a ação do jogador na súmula, e o camisa 9 correu o risco de ser punido.

Entretanto, diferente do que aconteceu com Gabriel Silva, o STJD não denunciou o atacante rubro-negro. Apesar da recomendação da Fifa, o tribunal não puniu nenhum atleta que exibiu mensagem religiosa em jogos de torneios nacionais.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.