Ex-Flamengo precisou se alistar em Israel e por pouco escapou da guerra

23/10/2023, 19:14
Em meio aos conflitos entre Israel e o Hamas, goleiro do Maccabi Tel Aviv e ex-Flamengo escapa por pouco da guerra e explica sua situação

Em meio à guerra entre Israel e o Hamas, um ex-Flamengo escapou por pouco dos conflitos. O goleiro Daniel Tenenbaum, revelado pelo Mais Querido, defende o Maccabi Tel Aviv desde 2016 e está na sua oitava temporada pela equipe israelense.

No entanto, a situação do Cria do Flamengo poderia ter sido pior caso o conflito tivesse iniciado há alguns anos atrás. Isso porque, entre 2018 e 2020, Daniel Tenenbaum dividia as atenções entre o Maccabi Tel Aviv e o exército. Ou seja, o arqueiro poderia estar no campo de batalha na guerra entre Israel e Hamas.

Leia mais: Quem são os dois ex-Flamengo que poderão jogar pelos Emirados Árabes

Daniel Tenenbaum tem familia judaica e, portanto, teve facilidade em conseguir a dupla cidadania. O goleiro disputou a Copa São Paulo em 2016 pelo Flamengo e atuou apenas uma vez pela equipe profissional do Mengão. Assim, partiu para Israel. Com a cidadania israelense o atleta teve também o serviço militar obrigatório. O Maccabi Tel Aviv tem um acordo com o exército. Assim, durante os 24 meses que Daniel serviu, ele tinha licenças especiais para viagens e compromissos pelo clube.

Jogador não corre risco de ir para a guerra por Israel

Ainda que Daniel Tenenbaum tenha feito parte do exército israelense por 24 meses, o ex-Flamengo não corre risco no momento de ir para a guerra entre Israel e Hamas. O atleta conversou com o UOL e, de acordo com o goleiro, ele não é reservista. Portanto, não faz parte do primeiro cadastro de antigos integrantes das forças armadas do país.

Além disso, Daniel afirmou que segue em Tel Aviv, uma das principais cidades de Israel. O jogador também disse que seguirá na cidade enquanto aguarda os desdobramentos do conflito.

Por fim, o jogador respondeu sobre como os conflitos impactam no futebol de Israel. O campeonato nacional está paralisado e ainda não há previsão de retorno. O Maccabi Tel Aviv, time do ex-Fla, é o líder atual do torneio e está com 13 pontos. Apenas 5 das 26 rodadas foram disputadas até o momento.


Leonardo de Deus
Autor

Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.