
Nesta sexta-feira (11), Leandro Damião anunciou sua aposentadoria do futebol. O centroavante de 35 anos atuou pelo Flamengo entre 2016 e 2017, marcando 12 gols em 40 jogos pelo Rubro-Negro.
➕Damião cita 'briga' com dirigente e conta saída do Flamengo
Em vídeo publicado em sua conta oficial do Instagram, o ex-jogador falou sobre o começo difícil na carreira, passagens por Internacional, Santos e Seleção Brasileira. Sobre o Flamengo, Leandro Damião falou como foi a chegada ao Mais Querido.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
"Na época que eu fechei com o Flamengo, eu estava praticamente fechado com outro clube do Brasil. Só que quando chegou o convite do Flamengo, é difícil dizer não, um clube enorme. Fazer gols com aquela camiseta e fazer gols de bicicleta foi uma oportunidade incrível. Foi um ano e meio mais ou menos ali dentro. Nós fomos campeão carioca na época também", relatou o ex-centroavante.
Confira o depoimento do Ex-Flamengo anunciando sua aposentadoria aos 35 anos:
"Chegou o momento de pendurar as chuteiras e fechar um capítulo que foi decisivo na minha história. Hoje, me despeço do futebol.
Um sonho de menino que virou realidade. Com o apoio incansável do meu pai, da minha família, e com muita dedicação, consegui alcançar aquilo que parecia tão distante: ser jogador de futebol.
Ficam os amigos, o carinho das torcidas, o respeito pelos clubes que defendi e, acima de tudo, a gratidão. Da viagem de carro a Santa Catarina, onde tudo começou, aos momentos inesquecíveis pelo Internacional; do sonho de vestir a Amarelinha aos momentos históricos no Japão. Eu fui um vencedor"
Leandro Damião marcou o gol de número 12.000 da história do Flamengo. Em confronto válido pelo Campeonato Brasileiro de 2016, o centroavante abriu o placar de pênalti na vitória por 2 a 1 contra o Grêmio.
Com o Manto Sagrado, o atacante se "redimiu" do golaço de bicicleta feito contra o Rubro-Negro em 2011. No Brasileirão de 2017, Damião marcou gol de bicicleta que empatou a partida contra o Avaí na Ressacada.
Como foi a carreira de Leandro Damião?
Antes de brilhar pelo Internacional, Damião atuou na várzea de Santa Catarina e estreou profissionalmente pelo Atlético Ibirama-SC. No colorado, o ex-jogador marcou gol na final da Copa Libertadores de 2010 contra o Chivas Guadalajara, em pleno Beira-Rio.
Após o clube gaúcho, Leandro se tornou a contratação mais cara da história do Santos. Apesar da alta expectativa, a passagem do atacante é considerada como um dos maiores fiascos da história do clube paulista.
Depois do time santista, foi emprestado ao Cruzeiro, Real Bétis e Flamengo. Voltou ao Internacional em 2017 também por empréstimo, ajudando o colorado a voltar para a primeira divisão.
Ao encerrar contrato com o Santos, Leandro Damião se transferiu ao Kawasaki Frontale, do Japão. Na ásia, o centroavante conquistou diversos títulos, com 178 jogos disputados e 71 gols marcados.
Em 2024, retornou ao Brasil para atuar pelo Coritiba, onde disputou apenas 16 jogos com três gols feitos. Damião tentou retornar ao Internacional para encerrar a carreira, contudo, as negociações não avançaram e o jogador voltou a atuar pelo futebol de várzea.
Em 597 jogos disputados na carreira, Leandro Damião marcou 241 gols por clubes e Seleção Brasileira.