Nesta terça-feira (14), o nadador Cesar Cielo, ex-atleta do Flamengo, foi anunciado na classe 2023 do Hall da Fama da Natação. O nadador será oficializado como membro em uma cerimônia que ocorrerá no dia 30 de setembro, em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.
Cesar Cielo chegou ao Flamengo em 2010, quando a então presidente Patrícia Amorim anunciou um aumento no investimento na natação. Assim, o Flamengo contratou o recordista e campeão olímpico nos 50 metros livres nas Olimpíadas de Pequim 2008. Aliás, Cielo é até hoje o único brasileiro que conquistou medalha de ouro na natação em um Olimpíada.
Leia mais: Torcedores do Flamengo invadem perfil da esposa de Uribe com poder de convencimento
Além da conquista do ouro em 2008, Cesar Cielo também conquistou outras duas medalhas olímpicas. b Bronze nos 100 metros livres e um segundo bronze nos 50m em Londres 2012. Além disso, Cielo é hexacampeão mundial e já quebrou dois recordes mundiais.
O recorde nos 50 metros livres já atingiu patamares impressionantes. Isso porque o recorde de 20s91 já dura 13 anos. Cielo também foi recordista dos 100 metros livres, mas foi superado por David Popovici em agosto de 2022.
Nas redes sociais, Cesar Cielo agradeceu a indicação para o Hall da Fama
Em suas redes sociais, o nadador fez questão de agradecer a indicação. O processo de escolha é feito por um rigoroso critério e votantes são os próprios membros homenageados ao longo dos anos. Cielo será o terceiro brasileiro, ao lado de Maria Lenk e Gustavo Borges.
“Que momento legal, que alegria, que honra fazer parte desse grupo de atletas eternizados pelo Hall da Fama. É uma honra poder representar a nossa natação e levar a bandeira do Brasil para esses momentos tão importantes do esporte”, disse Cielo em vídeo publicado nas redes sociais.
A eleição de Cielo tem uma curiosidade: atletas costumam estar aposentados para receber a homenagem. Contudo, caso tenham mais de 30 anos, os atletas podem ser homenageados mesmo se optarem por não se aposentarem oficialmente. É o caso do brasileiro, que tem 36 anos.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.