Visando uma verdadeira remontada dentro do cenário nacional do futebol, a Portuguesa tem em Mauricio Barbieri, técnico com passagem pelo Flamengo, o nome preferido para comandar o clube em uma nova caminhada, agora como SAF.
Demitido do Juarez, do México, em outubro, Mauricio Barbieri, nome que iniciou o projeto de SAF também no RB Bragantino, está próximo de ser anunciado como técnico da Portuguesa, que em 2025 começa sua empreitada como SAF.
➕ Flamengo e Borussia Dortmund reúnem lendas em Brasília para homenagear Pelé
O presidente da Portuguesa, Antônio Carlos Castanheira, inclusive admitiu que de fato já existe um acerto com um treinador. Embora o nome não tenha sido revelado, informações e até as falas do mandatário apontam para o ex-rubro-negro.
“O que eu posso adiantar é que é um treinador que já passou pelo Paulista. Ele tem todo perfil de futebol moderno e competitivo. Estamos esperando um treinador moderno, que coloque um time competitivo, jogando raça. Porque a Portuguesa vai ter um ano cheio com Paulista, Brasileiro e Copa do Brasil”, disse Castanheira.
O Flamengo foi o primeiro grande desafio da carreira de Mauricio Barbieri. Antes com passagens por clubes bem menores, como Red Bull Brasil e Audax Rio, o jovem técnico assumiu o Mengão em 2018, e teve uma passagem onde acumulou 38 jogos, 18 vitórias, 12 empates e oito derrotas.
Portuguesa é a mais nova SAF do futebol brasileiro
Atualmente na Série D do Brasileirão, mas na primeira divisão do Campeonato Paulista, o tradicional time do estado de São Paulo teve uma derrocada brusca a partir de 2013. Na época, após imbróglio junto do Fluminense, caiu para segunda divisão, e a partir dali, entrou em descenso atrás de descenso, chegando a ficar sem divisão.
Agora visando as alturas, o Conselho Deliberativo da Portuguesa aprovou nesta quinta-feira (14), uma proposta de 1 bilhão de reais, para que o clube se torne SAF.
A SAF será formado por um grupo de investidores da Tauá Partners, XP Investimentos e Revee, que aguardam apenas a assembleia-geral definir os ajustes finais, para que a mudança histórica para o clube seja oficialmente aprovada.