Neste domingo (20), o Estrela Vermelha sagrou-se pentacampeão da ABA League 2024, ao vencer o Partizan por 82 a 76 na Arena Belgrado, fechando a série final em 3 a 0. O armador Yago, ex-Flamengo, foi o nome da equipe e conquistou o prêmio de MVP das finais, se reafirmando como um dos grandes jogadores do basquetebol europeu.
O Estrela Vermelha já havia sido liderado por Yago nos dois primeiros jogos do confronto, em vitórias por 85 a 92 e 80 a 73, respectivamente. No jogo decisivo, o armador voltou a ser dominante e conduziu o Estrela Vermelha ao título. Nos três jogos finais, o craque acumulou 37 pontos, com a melhor média entre os finalistas.
Amazonas x Flamengo: vidente prevê eliminado da Copa do Brasil
Multicampeão com a camisa do Flamengo, Yago conquista mais um prêmio de MVP das finais, desta vez em uma das principais ligas da Europa. A principio, o jogador chegou ao Estrela Vermelha para ser a terceira opção para a armação, mas rapidamente conquistou seu espaço e se transformou em titular absoluto.
Além deste título, Yago já havia levantado o troféu da Copa da Sérvia pelo Estrela Vermelha. A trajetória vitoriosa do armador não para por aí. Com a recente conquista, ele se torna campeão nacional em três países diferentes: Brasil (Paulistano e Flamengo), Alemanha (Ratiopharm Ulm) e Sérvia.
Yago volta a crescer em momentos decisivos
Campeão por onde passa, o caráter decisivo de Yago Mateus voltou a aparecer. O “Monstrinho” recebeu o seu prêmio de melhor jogador das finais pela terceira vez, pelo terceiro time e terceira liga diferente.
Na temporada 2020/2021, ainda com a camisa do Flamengo, Yago foi eleito o melhor jogador das finais. Naquela ocasião, o armador carregou o Orgulho da Nação ao título contra o São Paulo, em uma série vencida por 3 a 0.
Já na temporada 2022/2023, Yago Mateus desembarcou na Alemanha para defender o Ratipharm Ulm. Ao lado de Bruno Caboclo, o armador chocou o mundo ao desbancar os favoritos e levar o modesto clube ao título. Suas atuações diante do Telekom Bonn renderam mais um prêmio de MVP das finais.
Agora, vestindo a camisa de um dos clubes mais tradicionais do velho continente, mais um prêmio de MVP das finais.