Ex-Flamengo aparece em lista de melhores atacantes do futebol mundial

Atualizado: 15/03/2025, 18:49

Desde que deixou o futebol brasileiro para atuar nos Emirados Árabes pelo Shabab Al-Ahli, Guilherme Bala vive sua melhor temporada. Em 31 partidas, o ex-jogador do Flamengo marcou oito gols e contribuiu com 11 assistências.

Crias do Ninho conquistam título com Paulo Sousa nos Emirados Árabes

O bom desempenho rendeu ao atacante um lugar na lista dos 100 melhores atacantes versáteis do mundo, segundo um estudo do CIES Football Observatory. O ranking é liderado pelo francês Michael Olise, do Bayern de Munique. Na segunda posição está Lamine Yamal, jovem destaque do Barcelona, seguido por Florian Wirtz, alemão do Bayer Leverkusen, que fecha o top 3.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

O primeiro brasileiro na lista é Vini Jr, estrela do Real Madrid e revelado pelo Mengão, que ocupa a quarta posição. Guilherme Bala aparece em 35º lugar, com uma nota de 77,6. Além disso, Bala supera grandes nomes do futebol mundial, como Rodrygo (Real Madrid), Son Heung-min (Tottenham), Luís Díaz (Liverpool) e Barcola (PSG).

Bala se surpreendeu com lista

Guilherme Bala expressou surpresa ao saber da inclusão na lista e destacou sua felicidade por estar ao lado de grandes estrelas do futebol mundial.

"Fiquei sabendo por uma publicação que me marcaram, estava em árabe, então fui buscar me informar e realmente vi que era verdade. Estou bem feliz por estar em uma lista que leva em consideração o desempenho em campo. Isso mostra que estou fazendo um bom trabalho e poder estar entre os grandes nomes do futebol mundial é algo muito gratificante e que me deixa muito feliz", destacou.

Além de Guilherme Bala, outros três ex-Flamengo atuam pela equipe árabe. Os atacantes Yuri César e Mateusão e o técnico Paulo Sousa, que treinou o Mais Querido em 2022.

Guilherme Bala teve uma passagem por empréstimo no Flamengo, com atuações na base e no profissional. A diretoria, contudo, não quis exercer a opção de compra estipulada em R$ 500 mil. Em seguida, foi para o Ferroviária-SP, antes de ir para o Shabab.

Já Yuri César, revelado pelo Flamengo, chegou ao Shabab Al-Ahli em 2020, após defender o Fortaleza por empréstimo. O Mengão recebeu 6 milhões de dólares, cerca de 31 milhões de reais. Mateusão saiu um pouco mais tarde, em 2023, por R$ 10 milhões.

Juntos, conquistaram, nesta temporada, a Supercopa dos Emirados e a Qatar-UAE Super Cup. Agora a equipe busca o título da Pro League dos Emirados Árabes Unidos, da qual é líder com sete pontos de vantagem pro segundo colocado.

 


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.