Ex-colega de clube de cria do Flamengo assume homossexualidade

Atualizado: 24/03/2025, 10:00
Jakub Jankto, ex-companheiro de Samir, cria do Flamengo, assumiu ser homossexual e enfrentou o tabu da homossexualidade no futebol

Nessa segunda-feira (13), uma atitude de coragem deu o que falar no noticiário internacional. Isso porque o meia Jakub Jankto, do Sparta Praha, assumiu ser homossexual em um vídeo gravado e publicado em seu perfil no Instagram. O meia, que já foi colega de clube do cria do Flamengo Samir, tenta quebrar o tabu da homossexualidade no futebol.

“Olá, meu nome é Jakub Jankto. Como todo mundo, eu tenho minhas forças, minhas fraquezas. Eu tenho uma família, amigos, tenho um trabalho, o qual venho realizando da melhor maneira que posso. Por vocês, com seriedade, profissionalismo e paixão”, começou o meia tcheco.

Com seriedade, olhar fixo na câmera e sem rodeios o jogador seguiu a sua objetiva mensagem: “Assim como todo mundo, eu também quero viver minha vida com liberdade, sem medo e sem violência. Eu sou homossexual e eu não quero mais continuar me escondendo”.

Leia também: Ramon e Rodinei se destacam em goleada do Olympiacos

Após revelar ser homossexual, no entanto, Jakub Jankto demonstra um aspecto emocionado e aliviado, desviando o olhar da câmera pela primeira vez. Sua atitude encorajadora e que busca quebrar o tabu da homossexualidade no futebol, contou com o apoio da sua equipe.

“Jakub Jankto falou abertamente sobre sua orientação sexual com a direção do clube, treinador e companheiros de equipe há algum tempo. Todo o resto diz respeito à sua vida pessoal. Sem mais comentários. Sem mais perguntas. Você tem o nosso apoio. Viva sua vida, Jacob. Nada mais importa”, publicou o clube em suas redes sociais.

Jankto já foi parceiro de cria do Flamengo

Hoje no Sparta Praha, o corajoso Jakub Jankto já atuou como Getafe, Sampdoria e Udinese. Nesse último ele foi parceiro de Samir, zagueiro cria do Flamengo. Enquanto era colegas, entraram em campo juntos em 45 oportunidades entre 2016 e 2018.

Depois, ambos seguiram caminhos distintos. Enquanto Jankto levou seu futebol para o seu país natal, Samir foi jogar a Premier League pelo Watford. Em seguida, o zagueiro se transferiu para o Tigres, do México, onde tem se destacado pela regularidade e boas atuações.


Compartilhe
Lucas Tinôco
Autor
Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...