Ex-Benfica e Celtic é nome para assumir scout do Flamengo caso MGM vença eleição
Maurício Gomes de Mattos, o MGM, tem acordo para a portuguesa Helena Costa assumir o departamento de scout caso seja eleito o próximo presidente do Flamengo na eleição do fim do ano. A profissional trabalha com observação de atletas há quase 20 anos e comandou o setor em clubes como Celtic (ESC), Eintracht Frankfurt (ALE) e Watford (ING).
Helena está livre no mercado desde que deixou o cargo de “cheif scout” do Watford, da Premier League, onde ficou de 2022 até o início deste ano. É justamente o cargo que ela assumirá no Flamengo na gestão de MGM. A informação é do jornalista Bruno Andrade, do ‘UOL’.
➕ Ex-alvo do Flamengo, técnico do Milan confirma ofertas brasileiras
Formada em Ciência do Esporte e primeiramente treinadora, a portuguesa começou sua trajetória no futebol nas categorias de base do Benfica. Ela teve primeira experiência como scout no Leixões, em 2004, mas voltaria a comandar equipes. Helena Costa foi treinadora de diferentes times femininos: os portugueses 1º de Dezembro, Odivelas e as seleções do Catar e Irã.
Foram dois títulos nacionais, duas Taças de Portugal e uma conquista da segunda divisão, enquanto treinadora. Em 2014, foi a primeira mulher a ser contratada para comandar um time masculino na história: o Clermont Foot, que estava na segunda divisão da França.
Mas desde 2012 seu destaque na prospecção de atletas já chamava atenção, na época pelo Celtic, da Escócia. A possível “chief scout” do Flamengo no futuro ficou no clube até 2017, quando rumou para a Alemanha para trabalhar no Eintracht Frankfurt.
A passagem pela Alemanha foi de muito sucesso. O time deixou a parte de baixo da tabela para brigar por títulos, e as vitórias vieram na Taça da Alemanha 2018 e Europa League 21/22. Helena Costa participou dos processos para contratações de Luka Jović, André Silva e Kostic, que renderam muito lucro.
Atualmente comentando jogos em emissora portuguesa, ela aceitou convite de MGM para trabalhar no Flamengo. Além disso, segundo Bruno Andrade, ajuda a montar parte do Plano de Governo do candidato.
Eleição no Flamengo
A eleição para definir o próximo presidente do Flamengo está marcada para acontecer no dia 9 de dezembro, uma segunda-feira, às 8h, na Gávea. Rodrigo Dunshee é candidato apoiado pelo atual presidente Rodolfo Landim, e MGM e Luiz Eduardo Baptista (Bap) são os principais opositores neste momento.
Wallim Vasconcellos, Pedro Paulo e Delair Dumbrosck também anunciaram candidatura. As chapas precisam ser registradas de 10 a 30 de setembro e há dificuldade de reunir as assinaturas. Não será surpresa, portanto, se algum candidato não conseguir o mínimo necessário.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.