Ex-auxiliar de Tite elenca motivos para sucesso de Filipe Luís no Flamengo

06/02/2025, 20:43
Atualizado: 06/02/2025
Filipe Luís sorri após chegada do Flamengo em Orlando

Filipe Luís impressiona o Brasil pelo ótimo trabalho que apresenta como técnico do Flamengo desde que assumiu o time em 2024. Parte da comissão de Tite que deixou o clube, o ex-auxiliar Cléber Xavier relacionou o rápido sucesso do ídolo rubro-negro como treinador ao somatório da bagagem de anos no futebol europeu, estudos, plano de carreira e dedicação característica. 

O ex-lateral tem 19 partidas no comando do Flamengo com o alto aproveitamento de 74%: 13 vitórias, cinco empates e somente uma derrota. Ele liderou a equipe aos títulos da Copa do Brasil e da Supercopa do Brasil. Desempenho elogiado por Cléber Xavier, que lembrou da proximidade com Filipe enquanto era auxiliar do profissional e o ex-lateral estava no comando do sub-20. 

Da Batavo até PixBet: a jornada da valorização do patrocínio máster na camisa do Flamengo

"O Filipe é um cara que jogou muito tempo fora em altíssimo nível. Na Seleção, com a gente ele disputou posição com Marcelo. Ele fez muitos jogos com a gente, mas muitos não viam ele como esse grande jogador. Ele começou a aparecer e ser esse cara diferente quando veio para o Flamengo. Trabalhou com grandes treinadores, Chelsea, Atlético de Madrid. É um cara interessado pelo jogo, assiste, se corrige, fez cursos. Ele teve a ideia de começar na base, se preparou para isso. Aí as oportunidades acontecem, estava no Flamengo, tinha sido campeão e apareceu uma oportunidade. (...) Ele está preparado, se preparou e vai continuar se preparando. Por isso está mostrando aí um grande trabalho", disse durante entrevista ao 'Charla Podcast'

Questionado sobre o período de transição entre trabalhos, Cléber Xavier revelou que a forma que a comissão foi demitida resultou em um afastamento imediato. Ou seja, não procuraram Filipe Luís para conversar sobre o trabalho, assim como não foram procurados pelo treinador. Mas aconteceram conversas enquanto eram companheiros de clube.

"Quando você sai, por mais que tenha sido o jogo contra o Atlético, vencemos o jogo e o estádio caindo. A gente não imaginava que ia sair, fui embora pensando no jogo com o Corinthians. Entao, quando tu sai dessa maneira, acaba ficando retraído. Não vai querer se colocar à disposição, nem o profissional vai te chamar. Mas as conversas que a gente teve, eu especificamente com o Filipe, eu tinha muito essa liberdade nos clubes que a gente trabalhou. Eu tive uma relação muito forte com o Mario e com o Filipe. Acabou acontecendo na chegada dele, coletivos juntos, treinamentos juntos, conversas. Como quando nos preparamos para a final com o Olympiacos, no Mundial Sub-20, a gente conversou." 

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Filipe agradeceu Tite após título da Copa do Brasil 

Filipe Luís sempre rasga elogios a Tite e toda a comissão técnica que trabalhou na Seleção Brasileira e no Flamengo. Ele inclusive agradeceu a Tite após o título da Copa do Brasil 2024 e, ainda que muitos torcedores não concordem, afirma que assumiu uma equipe bem treinada e com uma boa base. 

"Estou muito feliz, mas primeiro eu tenho que mencionar o Tite, que me deixou na semifinal da Copa do Brasil, que fez um trabalho excelente, porque eu trabalhei com ele, sei o quão bom ele é", disse o treinador.


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.