Onde estão atletas que defenderam Flamengo pela última vez em La Paz
Nesta quarta-feira (24), Flamengo e Bolívar vão se enfrentar em jogo válido pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. A partida será disputada em La Paz, na Bolívia, às 21h30 (de Brasília). Dez anos após o último encontro das equipes, relembre os atletas que defenderam o Fla na ocasião.
Time do Flamengo contra o Bolívar, pela Libertadores 2014: Felipe, Léo Moura, Samir, Wallace, André Santos, Éverton, Muralha, Amaral, Carlos Eduardo, Gabriel e Hernane Brocador. Os reservas Lucas Mugni, Alecsandro e Paulinho foram escolhidos por Jayme de Almeida para entrar em campo no decorrer do confronto.
➕ Provável escalação: Tite deve manter somente 3 titulares
Por onde andam os jogadores ex-Flamengo que disputaram a partida
Felipe
O goleiro defendeu o Flamengo entre 2011 e 2015, e conquistou três títulos. Desde então, passou, entre outros, por Figueirense, Bragantino, Botafogo-PB e Santa Rosa. Atualmente, joga pelo Sampaio Corrêa.
Samir
Assim como Felipe, Samir ficou no Flamengo entre 2011 e 2015, quando deixou o clube para defender a Udinese (ITA). O defensor acumula passagens por Hellas Verona e Watford. Aos 29 anos, o zagueiro integra o elenco do Tigres, do México.
Wallace
O zagueiro chegou ao clube em 2013, com contrato válido por quatro anos. Três temporadas depois, no entanto, pediu para ser dispensado, e deixou o Flamengo para acertar com o Grêmio. O defensor tem passagens por Gaziantepspor, da Turquia, Vitória e, atualmente, defende o Brusque.
Everton
A primeira passagem pelo ponta-esquerdo pelo Flamengo foi entre 2008/09. Foi campeão Brasileiro pelo clube e, em 2010, se transferiu para o Tigres, do México. Também já fez parte dos elencos de Botafogo, Suwon Samsung Bluewings (Coreia do Sul) e Athletico-PR. Voltou ao Fla em 2013 e assinou por quatro temporadas. Deixou o Mengo definitivamente em 2017, para acertar com o São Paulo. De lá, passou por Grêmio, Cuiabá e Ponte Preta. Atualmente, está sem clube.
Muralha
Atualmente, o meio-campista ex-Flamengo defende o Al-Arabi, SC. Além do Mengo, defendeu outros sete clubes pelo profissional: Portuguesa, Bragantino, Luverdense, Pohang Steelers (Coreia do Sul), Songnam (Coreia do Sul), Al-Hazem (Arábia Saudita) e Al-Qadsiah (Arábia Saudita).
Amaral
Além do Flamengo, o volante tem passagens por Vitória, Boa Esporte, CSA e Moto Club. Aos 35 anos, está sem clube.
Gabriel
O atacante que era apelidado de ‘Jamal’ defendeu o Flamengo entre os anos de 2013 e 2017. Quando saiu do Rubro-Negro, se transferiu para o Sport. Teve passagem breve por Kashiwa Reysol, Coritiba e CSA. Atualmente, defende o Mirassol.
Hernane Brocador
Ficou no Flamengo entre os anos de 2012 e 2014, quando se transferiu para o Al-Nassr. Anota passagens por Sport, Bahia, Grêmio, Sport e Confiança. Hoje, aos 38 anos, é atleta da Portuguesa-RJ.
Paulinho
De ‘762’, o atacante defendeu o Flamengo entre 2013 e 2018. De lá para cá, passou por Santos, Vitória, Guarani, Gyeongnam, Náutico, Anápolis, Rio Branco-ES, Desportiva Ferroviária e Americano. Atualmente defende o União Cacoalense.
Lucas Mugni
O argentino chegou ao Fla em 2013, onde ficou até 2017. Ao deixar o Rubro-Negro, defendeu o Newell’s Old Boys, Rayo Majadahonda, Everton, Lanús, Oriente Petrolero, Sport, Gençlerbirligi, da Turquia, Bahia e, atualmente, está no Ceará.
Jogadores que defenderam o Flamengo em La Paz e pararam de jogar
Entre os jogadores que atuaram contra o Bolívar em La Paz, em 2014, três jogadores já penduraram as chuteiras: Léo Moura, André Santos e Alecsandro.
Flamengo x Bolívar em La Paz pela Libertadores 2014
Na época, o Bolívar venceu o Flamengo por 1 a 0, jogando na altitude de La Paz, a 3700m. Na edição de 2014 da Copa Libertadores, o Rubro-Negro terminou a fase de grupos em terceiro lugar, e sequer se classificou para as oitavas de final. O San Lorenzo foi o clube que se sagrou campeão na ocasião.
O reencontro
Dez anos após o encontro supracitado, Flamengo e Bolívar voltam a se enfrentar em um jogo de Libertadores da América. O Rubro-Negro vai tentar vencer o time boliviano para apagar o fantasma do passado e garantir a primeira vitória fora de casa na edição 2024 do torneio continental.