‘Eu voltei’: carta da Raça Rubro-Negra arrepia e marca recomeço histórico

Se você não é rubro-negro, trate logo de correr! A Raça vem aí, e a arquibancada rubro-negra vai inflamar no Maracanã.
➕‘Melhores do mundo’: Wenger se surpreende com torcida do Flamengo
Com o retorno confirmado, o maior movimento de torcidas do Brasil comemora com uma emocionante carta aos torcedores nas redes sociais.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-18, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
O texto foi publicado na manhã dessa sexta-feira (4) no perfil oficial da torcida organizada. Eles comemoram o retorno aos estádios, afirmando que apenas recuou para voltar ainda mais forte.
"Eu voltei. Depois de anos fora da arquibancada que me viu nascer... eu voltei. Voltei por cada um que acreditou quando ninguém mais acreditava. Por quem chegou agora e me conheceu só pelos vídeos, pelas reuniões, pelos ensaios... Por quem achou que eu tinha morrido. Eu só estava recuando para voltar maior", inicia o perfil.
Agora, eles exaltam as cicatrizes e os problemas que ficaram para trás, com a raça de quem quer voltar a dar a vida pelo Flamengo.
"Hoje, eu não volto só com bandeira, bateria e camisa. Volto com história, com cicatriz, com orgulho de ter resistido. Volto com a alma no grito, com a memória dos que vieram antes e com os braços dos que chegaram agora", comenta.
Por fim, a torcida convida a Nação a participar ativamente do retorno e encerra de forma emocionante.
"Se você é novo por aqui, vem me conhecer de perto. Se você já viveu comigo, sabe o que isso significa. Agora, é diferente. Eu tô de volta. Assinado: A Raça Rubro-Negra", conclui.
Eu voltei.
— Raça Rubro-Negra (@oficial_rrn) July 4, 2025
Depois de anos fora da arquibancada que me viu nascer... eu voltei.
Voltei por cada um que acreditou quando ninguém mais acreditava.
Por quem chegou agora e me conheceu só pelos vídeos, pelas reuniões, pelos ensaios...
Por quem achou que eu tinha morrido.
Eu só tava… pic.twitter.com/8HBa2XUGEZ
Advogado que ajudou Raça Rubro-Negra foi puxador da torcida
Eduardo Benfica, que fez parte do processo envolvendo o retorno da Raça Rubro-Negra, é cria da torcida organizada. O advogado se declara ao movimento e explica o que é a Raça.
Dudu Benfica foi puxador da torcida organizada e tem forte história na torcida. Ele se mostra muito alegre por contribuir com o retorno histórico.
"Eu cheguei na Raça Rubro-Negra com 13 anos. Foi ali que cresci, vivi, chorei, sorri e tive as experiências mais intensas e bonitas da minha vida. A Raça Rubro-Negra me deu aquilo que o rubro-negro tem de mais precioso: aprendi a amar o Flamengo. Estou gravando esse vídeo não como advogado, como Eduardo Benfica. Estou gravando como mais um dos milhares de casacas vermelhas que tem a Raça estampada na pele e crava no peito", inicia.
Em seguida, Benfica comemora o retorno do "pulmão" da arquibancada.
"A Raça Rubro-Negra não é uma torcida organizada, é uma ideia. Um movimento. É aquilo que a gente pode sentir mesmo de olhos fechados. A história da Raça se confunde com a própria história da arquibancada do Flamengo. É por isso que mais uma vez a arquibancada do Flamengo pode respirar. Porque o pulmão voltou", finaliza.
ELA VOLTOU.
— Raça Rubro-Negra (@oficial_rrn) July 3, 2025
Aquela que foi fundada por Cláudio, César, Edu, Ceguinho, Ana Marta, Joãozinho Niterói e tantos outros.
Que fez todo mundo assistir o jogo em pé.
Que ensinou o que é cantar 90 minutos.
Aquela que nasceu da arquibancada — e nunca saiu do coração da Nação.
A Raça… pic.twitter.com/2AupFbSWHV