"Eu gosto de assistir o Franca jogar", diz Gustavinho, na véspera do jogo 1 da finais do NBB 11
Destaques da coletiva de imprensa oficial organizada pela Liga Nacional de Basquete, com a presença de Gustavinho e Marquinhos
Na tarde deste sábado (18), foi realizada a coletiva de imprensa pré-jogo Flamengo x Franca no Maracanãzinho, organizada pela LNB no mesmo local. O jogo terá início às 10h45 deste domingo. O FlaBasquete busca o sexto título da competição que ocorrer desde a temporada 2008/2009, depois de três temporadas de jejum, enquanto o adversário paulista sonha com sua primeira taça.
Palavra do presidente
O presidente da Liga Nacional de Basquete, Kouros Monadjemi, abriu a coletiva com muito entusiasmo para a série que, para ele, conta com dois dos melhores do Brasil. A esperança foi também para o futuro da Liga, que ele diz ter novidades já na próxima temporada: “A Liga já não é mais uma criança que está crescendo, já se tornou um adulto. Teremos muitas novidades esse ano, no 12° campeonato”, disse.
“A Liga já não é mais uma criança que está crescendo, já se tornou um adulto. Teremos muitas novidades esse ano, no 12° campeonato.”
Kouros Monadjemi
Gustavinho e Helinho
Se o assunto é título, os dois lados têm campeões da temporada passada. Gustavinho foi trazido ao Mais Querido após conquistar o título do NBB, assim como Helinho, do Franca. O armador, perguntado sobre ter uma carta na manga por conhecer o ex-chefe dos tempos de Paulistano, inverteu a situação: “O Gustavinho me conhece mais do que eu conheço ele. Eu apenas fui treinado por ele, mas ele conhece mais o meu estilo de jogo. Ele tem mais essa carta na manga do que eu”.
O ponto forte das duas equipes
Os técnicos falaram sobre o estilo de jogo, e não pouparam elogios ao adversário. Principalmente Gustavo De Conti, que alegou gostar de assistir a equipe do técnico Helinho jogar: “Chegaram as duas melhores equipes. É diferente das outras temporadas, que nem sempre chegavam os mais cotados do início da temporada. Chegaram as equipes mais sólidas, eu gosto de ver o Franca jogar”.
O treinador do Orgulho da Nação frisou a importância do crescimento da defesa: “O Flamengo tem a melhor defesa disparada do NBB. Contra o Botafogo foi mais físico, é importante que nossa defesa sobressaia nessa final”. E alertou para os rebotes adversários: “Franca tem um rebote grande dos caras que vem de fora (do garrafão). Precisamos focar no rebote defensivo”.
Fator torcida
Marquinhos, assim como o técnico adversário, falou sobre a importância dos torcedores. Helinho, que conta com a força da torcida no caldeirão do Pedrocão, ressaltou a importância da cidade que respira basquete: “Sabemos que a razão de ser do esporte é o público. Quando você tem um público como o da cidade de Franca, é a razão de ser para nosso esforço”.
As duas melhores equipes chegaram. Diferente de outras temporadas, que nem sempre chegavam os mais cotados do início da temporada.
Gustavinho
Já o ala Marquinhos falou da força da Nação Rubro-Negra relembrando a conquista da Liga das Américas, também no Maracanãzinho. Ele destacou a alegria dos torcedores e a invasão da Maior do Mundo em quadra: “Voltar ao Maracanãzinho é um misto de sensações. Ganhei a Liga das Américas aqui, os torcedores estavam muito felizes, espero repetir o feito dando alegria à eles de novo”.
“Voltar ao Maracanãzinho é um misto de sensações. Ganhei a Liga das Américas aqui, os torcedores estavam muito felizes, espero repetir o feito dando alegria à eles de novo.”