'Eu acho um erro': Bernardo Ramos critica estratégia 'teimosa' de Filipe Luís

Atualizado: 17/05/2025, 21:54
Bernardo Ramos traz extensa opinião sobre polêmica decisão da diretoria do Flamengo

Filipe Luís já deixou claro que a premissa do seu jogo passa pela intensidade e a marcação pressão. Imprescindíveis na sua visão de futebol, o técnico do Flamengo foi criticado pelo jornalista Bernardo Ramos, que vê teimosia no posicionamento do treinador.

➕ Coragem, pressão e até cultura: a estratégia de Filipe Luís para vencer LDU

Bernardo ressalva que Flipe Luís não vai abrir mão da estratégia, mas que isso necessariamente não é um posicionamento correto.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

"O Filipe Luís me parece ter algo inegociável, que é a marcação pressão na saída de bola. E eu tô pensando com a cabeça do Filipe Luís, o que não necessariamente é um pensamento correto. A gente tem que criticar o Filipe Luís, quando ele quando ele erra, né? E ele não vai negociar e eu acho um erro dele, acho que até um pouco de teimosia, a marcação pressão na saída de bola no adversário, ele não vai negociar isso, tá?", disparou Bernardo.

O jornalista sugere que se quisesse, FL poderia atuar em alguns momentos com o bloco mais baixo, porém, isso não deve acontecer, pois vai contra a principal premissa do seu jogo.

"Ele poderia até fazer um bloco mais baixo, mas não é essa característica dele, ele é um técnico que tem como premissa fundamental a marcação na saída de bola no adversário. A gente pode criticar aqui o Filipe Luís e, aliás, deve, mas ele é um cara coerente com as ideias dele", comentou.

Pensamento europeu e impacto na escalação de Pedro e Arrascaeta

Apesar de citar uma suposta teimosia de Filipe Luís quanto a suas estratégias, Bernardo Ramos avalia que isso é um padrão do futebol europeu, que Filipe Luís segue como cartilha, comentando sobre como no velho continente, caso não faça isso, o treinador é retranqueiro.

"No futebol europeu você tem que marcar pressão na saída de bola do adversário, a não ser que o técnico seja mais um retranqueiro, aquela coisa toda, que o Filipe Luís definitivamente não é, ele não é um retranqueiro, né?", analisou o jornalista.

Nesse cenário, Bernardo citou o debate da vez, sobre Pedro e Arrascaeta atuando juntos. Para o comentarista, em cima do que pensa Filipe Luís, será dificil de acontecer, por mais que gostaria de ver. Porém, destaca que isso pode rolar caso o camisa 9 entre em forma.

"Eu gostaria de ver Pedro e Arrascaeta jogando juntos, de verdade, mas nesse momento, diante das ideias do Filipe Luís, eu acho que tá cada vez mais difícil disso acontecer, até que o Pedro entre em forma", disse.

Contra o Botafogo, na próxima rodada do Brasileirão, a tendência é de que mais uma vez Filipe Luís não escale ambos os jogadores, optando por um ou outro começando como titular.

Flamengo e Botafogo se enfrentam neste domingo (18), às 18h30 (horário de Brasília), no Maracanã.