Estreia na Seleção dá esperança para Tite em Flamengo x Cruzeiro

10/10/2023, 18:35
Atualizado: 01/11/2023
Tite à beira do campo na Seleção Brasileira em 2016; estreia na seleção dá esperanças para jogo Flamengo x Cruzeiro

O técnico Tite iniciou, nesta terça-feira (10), seu trabalho como novo técnico do Flamengo. O treinador chega ao clube com a missão de recuperar o bom futebol da equipe e buscar arrancada na reta final do ano. Situação similar que encontrou na seleção brasileira antes de sua primeira partida, que terminou com vitória do Brasil.

Tite assumiu a seleção brasileira em 2016 após sequência de resultados muito ruins do time sob o comando de Dunga, com eliminação em Copa América e sexta colocação nas Eliminatórias. Logo em seu primeiro jogo, teve o desafio de enfrentar o Equador, na altitude de 2.850 m de Quito, com apenas três dias de preparação.

Leia mais: Quem é quem na comissão técnica do Flamengo

Em conjunto com sua comissão técnica, o treinador decidiu chegar em Quito três dias antes da partida e realizar toda a preparação na altitude. Em um primeiro momento, especulava-se que a estratégia principal de Tite era não perder em seu primeiro jogo como técnico da seleção.

No entanto, em campo a equipe mostrou um bom entendimento das ideias do treinador e do plano montado para o jogo. De maneira surpreendente em função do desempenho antes de Adenor, o Brasil dominou o jogo e venceu a partida por 3 a 0.

O jogo pela seleção dá esperanças em evolução do Flamengo antes da estreia de Tite e vitória contra o Cruzeiro. Assim como na seleção brasileira, o treinador encontra time com a confiança abalada pelos resultados na temporada e com desempenho muito abaixo do esperado.

Os rubro-negros esperam que Tite consiga recuperar o bom futebol dos atletas nos nove dias que terá para treinamentos. Afinal, é apontado como melhor treinador brasileiro da atualidade não só pelo bom trabalho em campo, mas também por ter um relacionamento com os atletas e discursos que cativaram os elencos que comandou.

Jornalista projeta início de Tite no Flamengo

O jornalista Paulo Vinícius Coelho acredita que Tite irá manter o esquema que apresentou nos últimos anos de seleção em seu início de trabalho no Flamengo. Assim, deve escalar a equipe no 4-1-4-1 e ter deixar Gabigol no banco de reservas, já que Pedro cumpre melhor as funções que o técnico quer de um centroavante.

“O Tite pode fazer outra formação, completamente diferente, mas ele tem partido do 4-1-4-1. Então, imagino que ele faça uma linha de quatro; Pulgar ou Thiago Maia; Everton Ribeiro, De Arrascaeta, Gerson e Bruno Henrique; Pedro na frente. Por que Pedro na frente? Porque o Pedro é centroavante de fazer pivô, de fazer o time chegar, de fazer a parede, esperar o Arrascaeta entrar, esperar o Bruno Henrique se infiltrar, fazer a preparação e também virar para dentro do gol.”

Por outro lado, PVC ressalta que o treinador apostou em merecimento em todos os seus trabalhos, e Gabigol pode assumir a titularidade caso mostre vontade e retome a boa fase.

Flamengo pode ter 3 desfalques para enfrentar o Cruzeiro

Apesar da projeção de PVC, o Flamengo dificilmente terá esse time titular na estreia de Tite contra o Cruzeiro. Isso porque Gerson, Arrascaeta e Erick Pulgar estão com suas respectivas seleções para os jogos da Data Fifa.

Como as partidas acontecem entre os dias 12 e 17, os atletas rubro-negros entrarão em campo dois dias antes da partida pelo Brasileirão. Portanto, não participação de nenhum treino com Tite, precisariam de logística especial para serem relacionados e devem ficar de fora da estreia do treinador.


Compartilhe
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.