Estrangeiros no Flamengo? Saiba limite e se reforços de fora podem chegar
Muitas especulações envolvendo o nome de jogadores estrangeiros vêm aparecendo no Flamengo. No entanto, é improvável que o clube contrate tantos jogadores de fora. Isso porque o Rubro-Negro já está quase estourando o limite. As equipes podem colocar no máximo cinco jogadores estrangeiros em campo por jogo e o Mengão já possui quatro jogadores: os uruguaios Arrascaeta e Varela, além dos chilenos Vidal e Pulgar. Até 2013, o limite era de três atletas.
Vale lembrar que o clube pode ter quantos estrangeiros quiser no elenco. A restrição é por partida, não podendo colocar, por exemplo, seis estrangeiros em campo em um mesmo jogo. Com quatro jogadores de fora do Brasil no plantel, o clube deve trazer apenas mais um jogador de fora. Caso contrário, terá que administrar quem entra em campo, levando em consideração que nem todos são titulares.
Leia Mais: Novela João Gomes: Liverpool quer oferecer caminhão de dinheiro
Atualmente apenas Arrascaeta é titular. Vidal é um reserva de luxo que costuma entrar na maioria dos jogos. Pulgar e Varela tiveram poucas chances. No entanto, com a saída de Rodinei, Varela deve passar a jogar mais e a expectativa é de que o uruguaio conquiste a titularidade. Assim, caso Pulgar siga com poucas chances, o clube pode ter espaço para colocar mais dois titulares estrangeiros. Caso contrário, apenas um.
Veja abaixo alguns dos principais estrangeiros especulados no Flamengo:
Agustín Rossi
O goleiro do Boca Juniors é talvez o principal cotado para integrar o elenco. Desde o meio do ano que o Flamengo fez contato pelo jogador e encaminhou a situação para um final feliz em 2023. O arqueiro vem negando propostas do Boca por uma renovação e deve mesmo deixar a equipe argentina.
O jogador tem contrato no clube até a metade de 2023, e em janeiro poderá assinar um pré-contrato de graça com qualquer clube, mas se o Flamengo quiser contar com o atleta desde o início da temporada, será preciso desembolsar uma quantia de compensação, o que é possível de acontecer. Ao que tudo indica, caso o clube contrate apenas um estrangeiro para fechar os cinco do elenco, o favorito deve ser o goleiro do Boca Juniors.
Ángelo Preciado
Destaque do Equador na Copa do Mundo, Preciado jogou no Independiente Del Valle e já enfrentou o Flamengo. Hoje no Genk, da Bélgica, é mais um que vem sendo ligado ao Mengão e teria sido oferecido ao Rubro-Negro. Preciado é lateral-direito e caso venha, seria um atleta para disputar posição com o uruguaio Varela. Por isso, dificilmente os dois jogadores entrariam em campo ao mesmo tempo, facilitando uma vinda. Ainda assim, o clube deve agir com cautela por conta do limite de estrangeiros.
Diego Rossi
O atacante uruguaio que atua com Jorge Jesus no Fenerbahçe é mais um que vem sendo especulado nas últimas janelas e nesta segunda-feira (12), o jogador foi colocado no Mengão mais uma vez. De acordo com o jornal Aksam, da Turquia, o Flamengo oficializou uma proposta de 10 milhões de euros (R$ 55 milhões).
Essas são as negociações mais quentes e faladas com estrangeiros no Flamengo neste momento. Caso concretize as três contratações, o clube alcançaria sete estrangeiros no plantel, dificultando que todos possam jogar em todas as partidas. Por isso, é importante frisar que a menos que o Mais Querido opte por abrir mão de jogadores do elenco atual, é improvável que o clube efetue os três jogadores como reforços.