Estatísticas Flamengo x Bragantino: promessa de muita intensidade no 1º tempo

21/11/2023, 12:20
Arrascaeta em campo pelo Flamengo contra o Red Bull Bragantino; veja estatísticas dos times antes de confronto pelo Brasileirão

Flamengo e Red Bull Bragantino se enfrentam nesta quinta-feira (23), às 21h30, no Maracanã, em jogo adiado da 30ª rodada do Brasileirão. O Mundo Bola preparou material com as principais estatísticas dos dois times e traz um panorama de como ser o duelo decisivo baseado nos números. Veja abaixo:

As duas equipes possuem campanhas similares no Campeonato Brasileiro. O Mengão tem 16 vitórias, nove empates, oito derrotas e soma 57 pontos na sexta posição. Já o Bragantino tem 59 pontos e a diferença está no número de empates e derrotas. O time paulista tem os mesmos 16 triunfos, empatou 11 e perdeu cinco partidas.

Leia mais: Em fim de contrato com Flamengo, Rodrigo Caio entra na mira de clube da Série A

O duelo promete ser muito pegado no primeiro tempo, já que as duas equipes se caracterizam pela intensidade nos primeiros 45 minutos. O Bragantino terminou vencendo em 42% das vezes, mas esse número reduz para 38% analisando apenas jogos fora de casa.

Já o Fla foi para o intervalo empatando em 45% dos jogos. Entretanto, passou por grande mudança após a chegada de Tite e se destaca justamente no primeiro tempo das partidas. Dos 12 gols marcados pelo Mengão desde a estreia do técnico, oito foram na primeira etapa.

O Rubro-Negro busca construir suas jogadas com aproximações e trocas de passes curtos, principalmente pela faixa central de campo. Diferente do Bragantino, que abusa de seus jogadores de velocidade e tenta muitos cruzamentos para grande área, sendo o time que mais cruza no Brasileiro, atrás apenas do líder Palmeiras.

Estatísticas de Flamengo e Bragantino apontam confronto equilibrado

As estatísticas de Flamengo e Bragantino na temporada indicam um confronto equilibrado no Maracanã. A começar pela posse de bola: os dois times buscam o domínio em seus jogos a partir da posse e possuem médias de aproximadamente 54%.

O tempo com a bola resulta nas equipes com mais presença ofensiva que os adversários em seus jogos. O Red Bull Bragantino é o time que mais finaliza no Brasileirão e também o que tem o melhor índice de acerto na direção do gol. Já o Fla é o 11º no quesito, mas marcou mais vezes durante a competição.

Apesar de ter passado por redução no número de finalizações ao longo do ano, o Rubro-Negro marcou 50 gols no Brasileirão e tem o quarto melhor ataque. O Fla está ao lado de Botafogo, Grêmio e Palmeiras como times que atingiram ao menos 50 tentos. Time que mais finaliza, o Bragantino tem 46 gols no torneio.

Times possuem o mesmo problema defensivo

Flamengo e o Red Bull Bragantino apresentam a mesma dificuldade em trocar passes por longos períodos. O Fla tem índice de acerto de 86%, enquanto o time paulista apenas 76%. Como resultado, são as duas equipes que mais perdem a bola no Campeonato Brasileiro.

Em função do número baixo de acertos de passes, o Bragantino está isolado na liderança do ranking negativo com 1.046 perdas ao longo do torneio. São 99 perdas a mais que o Flamengo, que tem 947. Assim, a tendência é de um jogo com as duas equipes alternando o domínio da posse da bola constantemente.

A grande diferença está em como os reagem ao perder a posse. Os dois times buscam combater o adversário e recuperar a bola o mais rapidamente, resultando em alto número de tentativas de desarme. Entretanto, o Bragantino leva vantagem no índice de acerto e tem a alta média de 11.15 por jogo.

O time paulista também imprime mais intensidade na marcação e interrompe muitos possíveis contra-ataques dos adversários. Dessa forma, comete mais faltas por jogos (17 a 13) e seus jogadores recebem mais cartões. O Bragantino recebeu 61 cartões ao longo do Brasileirão, e o Fla apenas 49.

*Matéria contou com o auxílio de Ananda Mendes, cientista de dados.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.