Erros de arbitragem contra o Flamengo em 2026 [ATUALIZADO]

Erros de arbitragem acontecem a todo momento no futebol brasileiro, e o Flamengo não escapa disso. Dessa forma, o MundoBola Flamengo lista todas as polêmicas contra o Rubro-Negro em 2026.
➕ Lucas Paquetá abriu mão de quantia no Flamengo para ajudar a pagar West Ham
Vale destacar que o levantamento será atualizado constantemente a cada lance polêmico, repercutido por torcedores, imprensa e pelo próprio clube.

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Última atualização: 03/02/2026
01/02 - Flamengo 0x2 Corinthians: condução polêmica do VAR
A principal polêmica no duelo entre Flamengo e Corinthians pela Supercopa foi a condução da arbitragem em lance envolvendo Carrascal e Breno Bidon.
Na reta final do primeiro tempo, o colombiano acertou o rosto do meia alvinegro, provocando forte reclamação da equipe paulista. No entanto, a arbitragem não revisou o lance no VAR, pois naquele momento não havia imagens disponíveis para análise.
O lance só foi revisado na volta do segundo tempo, com toda a equipe do Flamengo pronta para jogar - inclusive com Carrascal em campo. Rafael Klein decidiu expulsar o meia, deixando o Rubro-Negro com um jogador a menos após mais de 15 minutos de instruções durante o intervalo.
O que disse a CBF?
Em nota oficial, a CBF afirmou que a expulsão do jogador do Flamengo seguiu o Livro de Regras 2025/26 e o Protocolo do VAR, pois a revisão era permitida por se tratar de uma possível conduta violenta.
A entidade destacou que houve uma queda de energia elétrica em diversos setores do estádio, incluindo a cabine do VAR. Segundo o comunicado, Klein encerrou o primeiro tempo sem tomar uma decisão sobre o lance pois as imagens disponíveis não apresentavam uma "evidência conclusiva".
Arbitragem do jogo
- Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
- Assistente 1: Bruno Boschilia (PR)
- Assistente 2: Rafael da Silva Alves (RS)
- Quarto árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
- Quinto árbitro: Leila Naiara Moreira da Cruz (DF)
- VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
- Assistente 1 do VAR: Cleriston Clay Barreto Rios (SE)
- Assistente 2 do VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
CARTÃO VERMELHO! Antes do início do segundo tempo, Rafael Klein foi ao monitor para rever o lance de Carrascal em Breno Bidon. O colombiano acabou expulso pela jogada do primeiro tempo.#futebol #flamengo #corinthians #supercopadobrasil #ge pic.twitter.com/kB5vXOs0FL
— ge (@geglobo) February 1, 2026
28/01 - São Paulo 2x1 Flamengo: pênalti não marcado em Arrascaeta
Na estreia do Flamengo no Brasileirão, Arrascaeta foi derrubado dentro da área por Alan Franco, do São Paulo. O defensor do tricolor cometeu um "trança-pé" desequilibrando o uruguaio antes do chute.
Com a não marcação do pênalti, o Rubro-Negro deixou o MorumBis sem a possibilidade de, ao menos, tentar somar um ponto na estreia da competição. O Mais Querido havia aberto o placar com Plata, mas sofreu a virada no segundo tempo.
Além disso, os jogadores do Flamengo se revoltaram com o lance, principalmente Jorginho - expulso após o apito final.
O consultor de arbitragem da Globo, PC de Oliveira, disse que houve impacto do Alan Franco no tornozelo do Arrascaeta e o pênalti deveria ser marcado.
— PES MIL GRAU (@Pesgrau) January 29, 2026
Opiniões?👀pic.twitter.com/1R5uAcxuYC
Arbitragem do jogo
- Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
- Assistente 1: Bruno Raphael Pires (GO)
- Assistente 2: Leone Carvalho Rocha (GO)
- Quarto árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
- VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
- Assistente 1 do VAR: Andre da Silva Bitencourt (RS)
- Assistente 2 do VAR: Leonardo Rotondo Pinto (MG)

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.











