No grupo do Flamengo, León é desclassificado do Mundial pela Fifa

Atualizado: 21/03/2025, 15:29
Equipe do León deixa o campo em jogo contra o Necaxa

O grupo do Flamengo no Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado em formato inédito entre os dias 14 de junho e 13 de julho, passou por uma alteração importante nesta sexta (21).

➕ Filipe Luís fala sobre enfrentar Simeone e Jesus no Mundial: 'Inspirações'

O León-MEX, terceiro adversário rubro-negro na fase de grupos, foi desclassificado da competição por estar sob controle do Grupo Pachuca, o mesmo do rival mexicano.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

O conglomerado, que tem o empresário Jesús Martínez Patiño como dono, ainda inclui os clubes Mineros de Zacatecas-MEX, Coyotes de Tlaxcala-MEX, Talleres-ARG e Everton-CHI.

A questão é que o regulamento da Fifa não permite que dois clubes do mesmo grupo disputem a competição. Como Patiño não escolheu um para abandonar o torneio, a entidade decidiu excluir o León.

"Após avaliar todas as evidências arquivadas, o presidente do Comitê de Apelações da Fifa decidiu que o Pachuca e o León não cumpriram os critérios de propriedade multiclubes definidos no artigo 10", explicou a Fifa.

Ainda no comunicado, a entidade prometeu o anúncio de um substituto para o clube mexicano "oportunamente". Não está claro como será o critério de seleção.

"De acordo com o artigo 10, a FIFA determinou que o Club León será removido da competição, e o clube a ser admitido como substituto será anunciado oportunamente", completou.

Clubes prometem recorrer

A ação da Fifa, divulgada pelos dois clubes nesta sexta-feira (21), não ficará sem resposta. O Pachuca afirmou que não foi comunicado sobre os "fundamentos" da decisão e garantiu que vai recorrer.

"Estamos inconformados com essa decisão, que apelaremos até as últimas instâncias e no mais alto tribunal desportivo, já que todas as provas e documentações que comprovam nossa independência foram apresentadas", explicou.

O León, por sua vez, demonstrou inconformidade com a decisão e também garantiu que vai buscar seus direitos na Justiça. O clube garantiu que é gerido de forma autônoma.

Pachuca e León conquistaram as vagas no Mundial da mesma forma: vencendo a Liga dos Campeões da Concacaf. O primeiro levou em 2024, enquanto o segundo foi campeão um ano antes.

Enquanto o León caiu no grupo do Flamengo, que ainda tem Chelsea e Espérance-TUN, o Pachuca foi sorteado na chave que conta com Real Madrid, Al-Hilal e Red Bull Salzburg-AUT.

O Mundial ainda terá um terceiro mexicano, o Monterrey, que caiu junto a Inter de Milão, River Plate e Urawa Reds-JAP. Este, no entanto, não corre risco de desclassificação.

Confira os comunicados na íntegra abaixo:

 


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.