Entenda por que o Fortaleza é perigoso e pode complicar o Flamengo
O Flamengo recebe o Fortaleza neste domingo (05), no Maracanã, às 16h (Horário de Brasília), pelo Brasileirão. O time busca se aproximar dos primeiros colocados e afastar a crise ainda mais após a vitória por 2 a 1 no clássico contra o Fluminense no último domingo (29).
Mas apesar de estar em último no Brasileirão, o Fortaleza não é um adversário fraco, e pode aprontar para cima do Mengo. Por isso, vale ficar de olho e não encarar o jogo como um confronto mais tranquilo por conta do atual momento do Fortaleza na competição, que não traduz o que a equipe produz dentro de campo.
Leia Mais: Tweets sobre Vinícius Júnior envelhecem mal e escancaram clubismo e torcida contra
Adversário do Flamengo, dados indicam que Fortaleza cria, leva perigo aos adversários, mas desperdiça chances
Pelo menos é o que os números mostram. Pela produção nas partidas, o Fortaleza é um dos times com mais pontos esperados, mas a conversão de chances é baixa, e por isso está na lanterna. As estatísticas mostram que o clube tem uma média de 11,7 pontos esperados, mas tem somente 12% de chances de gols convertidas com sucesso. É a menor porcentagem entre todos os 20 clubes do Campeonato Brasileiro.
A média de gols esperados do Fortaleza em virtude do que produz é de 8,91, mas a realidade mostra somente quatro gols marcados até aqui e 10 sofridos. Com um saldo de gols de -6, os nordestinos somam somente dois pontos na tabela.
Nesta quarta-feira (01), o clube enfrenta o Ceará, às 20h30 (Horário de Brasília). Atualmente, o time está em sexto no quesito pontos esperados, atrás somente de Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo, Coritiba e São Paulo, e o time pode chegar a ficar em primeiro nessa relação independente do resultado contra o rival. Para isso, basta produzir mais que o adversário na partida de hoje.
Outro dado que comprova que o problema é a pontaria são as chances de gol criadas. O Fortaleza criou mais chances do que nove times, ou seja, poderia estar, no mínimo, em 11° lugar. Com 34 chances criadas e apenas 12% convertidas, o time criou mais que Juventude, Avaí, Red Bull Bragantino, Ceará, Botafogo, América-MG, Goiás, Corinthians e Cuiabá. Apesar de criar menos chances, todas essas equipes tem um índice de conversão maior que o Fortaleza.
A questão é que uma hora a bola entra. Apesar da colocação ruim, o time deve levar perigo ao Flamengo, que tem um problema já crônico na defesa, onde raramente passa uma partida sem sofrer gol. São sete gols sofridos em oito jogos no Brasileirão, média de quase um gol por jogo. Com um adversário que consegue criar chances, o Mais Querido corre o risco de sofrer gols do Fortaleza, o que pode dificultar a vida do time no Maracanã.