Encontro das Nações: prováveis escalações para Corinthians x Flamengo
Em jogo válido pela vigésima quinta rodada do Brasileirão, Corinthians e Flamengo fazem um confronto quente marcando o encontro das nações. Vivendo momentos distintos e lutando em opostos da tabela, três pontos colocam o Mengão de volta na briga pelo título, enquanto os mesmos pontos para os paulistas significam uma final em meio a briga do rebaixamento.
Ambos os times se reforçaram na semana que precedeu o clássico interestadual, e a maioria deles estará no gramado da Neo Química Arena. Pelo lado do Flamengo, Alcaraz deve começar inclusive jogando, sem contar a volta de Pedro, após lesão. Enquanto no Corinthians, o venezuelano José Martínez e o atacante espanhol Héctor Hernández, também devem pintar nos 11 titulares.
➕ Corinthians x Flamengo: escala completa da arbitragem confirmada
Quanto aos desfalques, o Rubro-Negro vem com uma série deles. Lesionados, estão fora, Viña, Cebolinha, Léo Pereira, Gabigol, Arrascaeta, Michael e De La Cruz, além dos recém contratados, Alex Sandro sem ritmo de jogo, e Gonzalo Plata não regularizado.
Já o Corinthians vem com força máxima e poucos desfalques importantes. Por lesão, ficam fora, Alex Santana, Ruan Oliveira, Maycon e Diego Palacios.
Assim, os 11 titulares das equipes que devem ir a campo são:
Flamengo: Rossi; Ayrton Lucas, David Luiz, Fabrício Bruno e Varela; Pulgar, Léo Ortiz (Alcaraz) e Gerson; Bruno Henrique, Luiz Araujo e Pedro.
Corinthians: Hugo Souza; Cacá, André Ramalho e Félix Torres; Matheus Bidu, José Martínez, Raniele e Matheuzinho; Talles Magno, Garro e Hector Hernandez (Yuri Alberto).
Encontro das Nações
Clássico com uma história de mais de 80 anos, Flamengo e Corinthians se enfrentam reunindo as duas maiores torcidas do país, fazendo jus assim ao nome “Encontro das Nações”. A Nação Rubro-Negra representa 21,8% dos torcedores brasileiros, enquanto a corintiana, 15,5%. Em comparação, a distância para o terceiro time no quesito, o São Paulo, é considerável, com o time do Morumbi tendo 8,2% de representatividade.
Quanto as estatísticas do duelo, 119 partidas já foram disputadas entre os dois gigantes do futebol brasileiro, nas quais o Flamengo já venceu 52 vezes, o Corinthians 43, além de 24 empates.
Apesar de ser o clube fora do Rio de Janeiro que o Mengão mais enfrentou, os times não tiveram tantos confrontos decisivos na história em mata-mata. O “maior” jogo entre os dois aconteceu recentemente, na final da Copa do Brasil de 2022, vencida pelo Rubro-Negro. No total são nove encontros eliminatórios, com vantagem flamenguista de seis tentos a três.
Neste domingo (1º), Flamengo e Corinthians constroem mais um capítulo dessa rivalidade na Neo Química Arena, às 16h. No primeiro turno, o Flamengo venceu o Corinthians por 2 a 0 no Maracanã, com gols de Pedro e Lorran.