Emenda exclui Landim de extensão de mandato; oposição ainda teme manobra

12/09/2023, 10:58
Atualizado: 01/11/2023
MRN apurou que texto a ser votado em conselho prevê que extensão de mandato só vale para próximo presidente, mas oposição ainda vê brecha para Landim

O Conselho Deliberativo do Flamengo vota nesta quinta-feira (14) uma mudança no estatuto que estende os mandatos presidenciais no clube de três para quatro anos. Entretanto, o Mundo Bola apurou que a versão final do texto que irá a votação a plenário afirma expressamente que a mudança só vale a partir do próximo mandato.

Com isso, Landim cumpriria normalmente seu segundo mandato de 3 anos e o clube teria eleições no ano que vem. A proposta de extensão de mandato começou como uma tentativa de estender o mandato de Landim. O próprio presidente admitiu a possibilidade de ficar mais um ano no cargo.

Leia mais: Conselho aprova novos contratos do Flamengo com Tim, Ambev e Braziline

Porém, a versão final apresentada pela Comissão de Estatuto incluiu um parágrafo esclarecendo que a mudança só se aplica a partir do próximo mandato, que se inicia em 2025. Além de aumentar o mandato, a emenda prevê o fim da reeleição no Flamengo.

Entretanto, a inclusão da proibição expressa no texto não acalmou os temores da oposição de que ainda haja uma manobra para estender o mandato de Landim. Conselheiros da oposição trabalham com a possibilidade de que aliados de Landim estejam coletando assinaturas para alterar o texto. Desta forma, o texto passaria a prever que a nova regra se aplique ao mandato do presidente.

Conselho também vota veto à candidatura de políticos

A extensão de mandato precisa ser aprovada até o fim do ano. Isso porque o estatuto impede mudanças nas regras eleitorais nos anos de eleição no clube.

Além da mudança na duração dos mandatos, o Conselho Deliberativo também vota na próxima quinta-feira uma emenda que proíbe ocupantes de cargos eleitorais fora do clube de concorrerem à Presidência do Flamengo. O ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello denunciou a proposta como uma manobra contra ele, que atualmente é deputado federal com mandato até 2026.


Compartilhe
Mundo Bola
Autor
Notícia e opinião de qualidade sobre o Flamengo desde janeiro de 2015