Emenda que pode estender mandato de Landim no Flamengo avança no Conselho

29/04/2023, 08:30
Rodolfo Landim, presidente do Flamengo; Dirigentes assinaram acordo de sigilo para não comentar SAF

O Conselho Deliberativo do Flamengo vai analisar uma proposta de emenda ao estatuto que aumenta o mandato dos dirigentes do clube dos atuais três para quatro anos. A emenda também prevê o fim da reeleição no clube.

No texto apresentado aos conselheiros não há menção explícita sobre a mudança se aplicar aos atuais mandatos. Mas também não há qualquer indicativo de que ela não valeria já para o presidente Rodolfo Landim.

Leia mais: Landim a conselheiros: ‘Título de sócio numa SAF vale até R$ 700 mil’

Landim admitiu possibilidade de estender mandato

No mês passado, quando foi aventada pela primeira vez a possibilidade de apresentação da emenda, Landim disse não ter intenção de estender seu mandato, mas afirmou que era uma decisão a ser tomada em conjunto com os outros dirigentes.

A emenda de extensão do mandato vem após a rejeição de outra proposta, que visava autorizar mais uma reeleição a Landim. O Conselho Deliberativo rejeitou a proposta sem levar a votação pois ela significaria violar o limite estabelecido pelo Profut.

A nova emenda, que se aplica também aos Conselhos de Administração e Fiscal do Flamengo, foi agora aberta a propostas de alteração pelos conselheiros. Após essa etapa, será votada pelo plenário.

Outras emendas apresentadas ao CoDe

A emenda que abre o caminho para a extensão do mandato de Landim até o fim de 2025 não foi a única apresentada aos conselheiros hoje. O pacote de emendas também inclui uma alteração do estatuto proposta pelo vice-presidente Rodrigo Dunshee de Abranches que permite ao Flamengo criar empresas.

Os conselheiros também foram convocados a apresentar sugestões para alterar uma proposta de emenda que impede detentores de cargos eleitorais fora do clube a se candidatarem à Presidência ou Vice-Presidência do Flamengo. Se aprovada, esta emenda impediria uma nova candidatura do ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello, oponente de Landim e atualmente deputado federal.


Mundo Rubro Negro
Autor

Notícia e opinião de qualidade sobre o Flamengo desde janeiro de 2015