Em um turno, Dorival transformou Flamengo de Paulo Sousa, mas não conseguiu disputar o titulo

04/10/2022, 15:36
Técnico Dorival Júnior em treino do Flamengo

O treinador do Flamengo completou no último sábado (1º) um turno completo no Campeonato Brasileiro. Ao vencer o Red Bull Bragantino, Dorival Júnior enfrentou todos os adversários no Brasileirão. Nesses 19 jogos, o saldo foi positivo, mas apresentou queda recente de aproveitamento.

Em 19 jogos, o Flamengo sob o comando de Dorival Júnior venceu 11, mas empatou três e perdeu cinco. O aproveitamento geral foi de 63%; no entanto, nas as últimas cinco rodadas, caiu dez pontos percentuais. Até a rodada 14, o Rubro-Negro sob o comando de Dorival tinha 73% de aproveitamento.

Leia Mais: Internacional terá novidade no meio-campo contra o Flamengo

Comparado ao técnico anterior, o aproveitamento de Dorival Júnior foi muito superior. O português Paulo Sousa deixou o comando do clube na décima rodada, com três vitórias, mas três empates e quatro derrotas. Isso representou 12 pontos em 30 disputados, ou 40% de aproveitamento. Caso o Flamengo tivesse mantido aquele percentual, teria hoje 34 pontos ao invés dos 48 que tem.

Aproveitamento de Dorival não seria suficiente para o Flamengo alcançar o Palmeiras

A queda do aproveitamento nas últimas cinco rodadas (33%) levaram o Flamengo a se descolar da luta pelo título, pois fez cinco pontos em 15. A distância para o Palmeiras poderia ter chegado a quatro pontos caso tivesse vencido o Ceará na 25ª rodada, mas hoje está em 15 pontos. Com o aproveitamento atual (63%), caso tivesse comandado o clube desde o início, Dorival ainda estaria nove pontos atrás do líder, com 54 pontos.

Para a partida desta quarta-feira (5), contra o Internacional, Dorival Júnior deve utilizar o time considerado titular. A partida marcada para as 21h30 é vista como o principal teste para as finais da Copa do Brasil, contra o Corinthians.

Flamengo e Internacional se enfrentam pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 21h30, no Maracanã. Mais de 30 mil ingressos foram vendidos para a partida. O Flamengo busca se manter entre os quatro primeiros colocados do Brasileirão para garantir vaga na fase de grupos da Libertadores 2023.


Partilha