FlaBasquete vence fora de casa
No ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP), Flamengo e Liga Sorocabana se enfrentaram pela 4ª rodada do Novo Basquete Brasil 8 na noite dessa quarta-feira (18). O Flamengo buscava a terceira vitória na competição, enquanto a equipe paulista, queria a segunda vitória nesse NBB. José Neto mandou para a quadra o seguinte quinteto inicial: Rafael Luz, Gegê, Marquinhos, Rafael Mineiro e JP Batista. Já Rinaldo Rodrigues, técnico da Liga Sorocabana, mandou para a quadra Clahan, Neto, Ridley, Renato Scholz e Lupa.
No primeiro quarto, a equipe sorocabana começou melhor e abriu 9 a 4 logo no início de partida. Quando o Flamengo conseguiu diminuir a vantagem para um ponto, 9 a 8, o relógio dos 24s parou de funcionar e o jogo foi paralisado, após isso, faltou luz no Gualberto Moreira. Depois de mais de 20 minutos de paralisação, o jogo recomeçou e na primeira bola o rubro-negro passou à frente com uma bola de três de Rafa Luz, 11 a 9. O Mengão continuou melhor e em uma corrida de 12 a 0, desde antes da paralisação, abriu 16 a 9, forçando o pedido de tempo de Rinaldo Rodrigues. Após o tempo, a equipe da casa reagiu mas o Orgulho da Nação terminou o primeiro período na frente, 22 a 17. Destaques do quarto foram Rafael Mineiro e Rafael Luz (FLA) com seis e sete pontos, respectivamente.
No segundo quarto, o atual tricampeão começou com tudo. Marcelinho, em duas assistências de Gegê, meteu duas bolas de três, 28 a 17. E após cesta de Meyinsse, o técnico Rinaldo paralisou mais uma vez a partida, com o Fla na frente por 30 a 19. Reiniciado o jogo, a Liga Sorocabana fez quatro pontos seguidos, cortou a desvantagem para sete, 30 a 23, e forçou o tempo de José Neto. Após a parada, o rubro-negro chegou a voltar a ter onze pontos de vantagem mas permitiu uma grande reação da LSB. O Fla foi para o intervalo ganhando por apenas três pontos, 41 a 38 ( LSB 21 a 19 no segundo período). Destaques do quarto foram Neto (LSB) com 9 pontos, Socas (LSB) com 5 rebotes, Marcelinho (FLA) com 8 pontos e Meyinsse (FLA) com 3 rebotes.
Na volta do intervalo, a Liga Sorocabana voltou melhor e passou à frente no placar, 43 a 41. Mas com cinco pontos seguidos de Marcelinho, o rubro-negro retomou a liderança, 46 a 43. Em um período fraco, o Flamengo não conseguiu desgarrar na liderança e foi para o último quarto vencendo por apenas quatro pontos, 57 a 53, 16 a 15 pro Orgulho da Nação no quarto. Destaques do quarto foram Neto (LSB) com oito pontos, Marcelinho com cinco pontos e quatro rebotes, e Rafael Luz com três rebotes.
O último quarto iniciou equilibrado, como boa parte do jogo, e foi assim até quando faltavam 6 minutos para o fim, ainda na vantagem de quatro pontos a favor do Mengão, 63 a 59. Na metade do último quarto, o Mengão abriu 65 a 59, o técnico Rinaldo parou novamente a partida mas não adiantou muito. O Flamengo continuou melhor e ainda aumentou a vantagem, vencendo a partida por 76 a 68, 19 a 15 no quarto.
O próximo compromisso do Orgulho da Nação é no dia 20/11 às 19h30min contra o Paulistano no ginásio Antônio Prado Junior em São Paulo.
Destaques:
Flamengo:
Pontos: JP Batista com 16 pontos
Assistências: Gegê com 6 assistências
Rebotes: Marcelinho e Rafael Luz com 6 rebotes
Liga Sorocabana:
Pontos: Neto com 27 pontos
Assistências: Clahar com 3 assistências
Rebotes: Lupa com 6 rebotes