Em conversa com a Betway, especialista explica como o Flamengo destoa dos rivais no Campeonato Carioca

18/01/2022, 14:52
Flamengo 2021

As últimas temporadas do futebol brasileiro alçaram o Flamengo para a elite do país, com títulos no Brasileirão, na Copa Libertadores e um domínio quase completo no Campeonato Carioca. Enquanto isso, Vasco, Botafogo e Fluminense amargaram resultados medíocres e algumas crises nos bastidores.

Segundo Pedro Menezes, especialista em negócios esportivos da empresa Ernst & Young, essa distância entre as equipes causou impacto no torneio estadual, que ficou menos importante para o atual campeão.

Leia também: Oferecido ao Flamengo, clube teria que desembolsar fortuna por Isco, do Real Madrid; veja os valores

Desde 2019, a disputa pelo Campeonato Carioca termina em título rubro-negro. A diferença para os rivais está ficando cada vez maior, e um dos principais motivos é a boa saúde financeira que o Flamengo possui atualmente.

O dinheiro para montar um bom elenco faz toda diferença, e basta comparar os jogadores entre as quatro equipes. Isso também significa que a importância do torneio estadual, principalmente na questão das finanças, é diferente para todos.

Segundo informações obtidas pela Betway, site de apostas esportivas, o faturamento durante o Campeonato Carioca não faz muita diferença para o Flamengo. Isso explica porque a equipe quebrou acordo com a Rede Globo, e passou a negociar sozinha os direitos de transmissão do torneio.

Enquanto isso, Vasco, Botafogo e Fluminense continuaram a receber R$ 18 milhões da emissora carioca, o que representa cerca de 10% da receita anual das três equipes. Ou seja, é uma situação muito diferente entre os rivais.

O consultor de negócios esportivos da Ernst & Young, Pedro Menezes, explicou que essas mudanças são naturais. A saúde financeira do Flamengo é superior, e isso acaba afetando um torneio que depende bastante dos quatro gigantes do futebol carioca.

Diferente do Paulistão, que possui muitas equipes competitivas, o Carioca é disputado por times que não passam da Série C do futebol nacional. Ou seja, Menezes acredita que domínio rubro-negro está ficando maior, e isso tira o interesse dos torcedores e das próprias equipes.

Foco nas taças maiores

A facilidade em conquistar o Campeonato Carioca, algo que acontece desde 2019, faz com que o Flamengo priorize outras competições. Em 2022, por exemplo, novamente o maior objetivo será a conquista da Copa Libertadores e do Brasileirão.

Os confrontos no estadual devem ser usados apenas para ajustar o elenco, e também para encantar a torcida durante os clássicos contra Vasco, Fluminense e Botafogo. Isso significa que a disputa está longe de ser prioridade na diretoria.

Durante a conversa com a equipe do blog Betway Insider, Pedro Menezes contou que a Globo sempre inflacionou o mercado do Campeonato Carioca nos últimos anos, mas isso acabou sendo interrompido pelo domínio do Flamengo.

A disputa foi ficando menos atrativa aos torcedores, e a própria emissora perdeu o interesse nos jogos. Assim como o rubro-negro, a ideia foi focar a transmissões em torneios maiores, como a Copa do Brasil e o Brasileirão.

O domínio do Flamengo é mais que justo, e o problema maior é a decadência dos rivais no Rio de Janeiro. Esse é o caso do Vasco, que não conseguiu voltar para a Série A em 2021. A equipe vai disputar novamente a segunda divisão nacional, e isso mostra como existe uma grande diferença entre os dois maiores rivais cariocas. O Flamengo aproveita para conquistar mais títulos, enquanto se consolida como o maior do estado.

Futuro mais rubro-negro

Um dos aspectos mais curiosos, como mostrou uma reportagem recente do site Globoesporte, é a projeção para o futuro do futebol carioca. O Flamengo deve continuar aumentando a diferença para os rivais, principalmente na parte financeira. Seja no faturamento ou até mesmo no alcance aos torcedores, está ficando cada vez mais difícil comprar os quatro gigantes. O Fluminense é o único que ensaia um crescimento importante.

Botafogo e Vasco vivem momentos distintos, mas passam por problemas semelhantes. Ambos estão sempre flertando com a Série B e com a crise financeira. As duas equipes não conseguem desafiar o Flamengo nas disputas, mesmo que ganhe um ou outro clássico na temporada. É uma distância considerável, e deve aumentar no futuro.

O Flamengo é uma referência no futebol nacional, e está se consolidando como a única potência do futebol carioca. A equipe conquistou muitos títulos desde 2019, enquanto os rivais tiveram campanhas medíocres. Uma situação que causa impacto no Campeonato Carioca, e pode até mesmo causar o fim dessa disputa tão clássica que foi sempre uma tradição do futebol nacional.


Partilha
Mundo Rubro Negro
Autor

Notícia e opinião de qualidade sobre o Flamengo desde janeiro de 2015