Em caso de tetra na Libertadores, Fla já sabe onde disputará o Mundial 2023

26/06/2023, 11:38
Flamengo luta por última vaga no Mundial de Clubes 2023

A casa do Mundial de Clubes 2023 está, enfim, definida. E assim, nesta segunda-feira (26), a Fifa anunciou que a próxima edição do torneio acontecerá em Jidá, cidade da Arábia Saudita, com os estádios Cidade dos Esportes Rei Abdullah e Príncipe Abdullah al-Faisal sediando os jogos. Dessa forma, caso o Flamengo conquiste a Libertadores, o Rubro-Negro já sabe onde disputará o Mundial.

No entanto, ao contrário do que aconteceu neste ano, a disputa do Mundial de Clubes com os campeões desta temporada será ainda em dezembro. Segundo a Fifa, Jidá recebe os jogos do Mundial entre 12 e 22 de dezembro, ou seja, pouco mais de um mês após a final da Libertadores.

Leia mais: Elenco do Flamengo se fecha por tetra da Libertadores

O formato segue o mesmo, com um representante de cada continente. Sendo assim, resta somente uma vaga para definir os sete participantes do torneio: o campeão da Glória Eterna, que será definido no dia 4 de novembro, no Rio de Janeiro. Confira os times já classificados:

  • Urawa Red Diamons (Ásia)
  • Al Ahly (África)
  • Manchester City (Europa)
  • León (América do Norte, Central e Caribe)
  • Auckland City (Oceania)
  • Al-Ittihad (País-sede)

Com o Flamengo, Fifa já definiu país-sede do Mundial de 2025

A princípio, o Mundial que acontecerá ao final deste ano será o último no formato que conhecemos. Isso ocorre porque a Fifa planeja uma série de mudanças para a competição, e em 2024, a entidade adotará uma forma alternativa, como um torneio de transição para o Mundial de Clubes a partir de 2025. Inclusive, para a edição de 2025, que acontece nos EUA, o Flamengo já está garantido.

Em dois anos, a Fifa estreará então o novo formato do Mundial de Clubes, onde 32 times disputarão o título. A nova forma, aliás, se assemelha ao que acontece na Copa do Mundo: o Mundial também passa a ser a cada quatro anos, onde terá fase de grupos e mata-mata. A data ainda não foi definida, mas está previsto para acontecer entre os meses de junho e julho.