Eleição do Flamengo ganha mais dois candidatos oficiais

01/08/2024, 20:55
Pedro Paulo, apoiado por Capitão Leo, e Wallim confirmam candidaturas e se juntam a Dunshee, Bap e MGM na briga para suceder Landim

A pouco mais de um mês do início do prazo oficial para inscrição de candidaturas, a eleição do Flamengo ganhou na noite desta quinta-feira mais dois postulantes à sucessão de Rodolfo Landim. Enquanto o grupo Fla Tradição, comandado pelo ex-presidente do Conselho Fiscal e algoz de Zico Capitão Leo, fazia evento para lançar a candidatura de Pedro Paulo, o jornalista Mauro Cezar Pereira anunciava a entrada no páreo de Wallim Vasconcellos, informação confirmada pelo MRN.

Com isso, passam a ser cinco os pré-candidatos à Presidência do Flamengo: Rodrigo Dunshee de Abranches, Luiz Eduardo Baptista (Bap), Maurício Gomes de Mattos, Wallim Vasconcellos e Pedro Paulo.

Wallim diz que compra de terreno não afeta saúde financeira do Flamengo

A colocação de cinco nomes dá início a uma corrida para viabilização das candidaturas. Isto porque o estatuto do Flamengo prevê que cada candidatura à Presidência do Conselho Diretor deve ser acompanhada por chapas para as vagas transitórias dos Conselhos Deliberativo e de Administração.

No caso do Conselho Deliberativo, a chapa deve ser formada por 80 sócios das categorias patrimonial, laureado, contribuinte e off-Rio. O MRN apurou que menos de 400 candidatos destas quatro categorias participaram das últimas eleições, em 2021. Ou seja, ainda que todos eles se dispusessem a fazer parte das chapas, não haveria nome suficiente para formar cinco chapas.

Além disto, para adaptar o estatuto à Lei Geral de Proteção de Dados, o Flamengo passou a exigir nestas eleições que cada membro de chapa assine uma autorização expressa que permita sua participação. Nas eleições anteriores, os candidatos podiam inscrever qualquer eleitor da Assembleia Geral do Flamengo, desde que ele não integrasse outra chapa. Na prática, isso significava que muitos sócios eram inscritos nas chapas sem nem saber, principalmente nas vagas de suplente.

As Chapas do Conselho de Administração, por sua vez, devem ser formadas por 72 sócios, sendo 48 proprietários e um terço de sócios patrimoniais, laureados, contribuintes, eméritos e remidos (podendo estes últimos serem repetidos em relação às chapas do Conselho Deliberativo). Embora seja mais fácil de montar esta chapa pela quantidade de sócios proprietários representar a ampla maioria dos cerca de 6 mil eleitores do Flamengo, eles também precisam autorizar expressamente a inscrição.

Entrada de Wallim no páreo beneficia Dunshee

Apesar da dificuldade para se viabilizar, Wallim decidiu se lançar candidato após não conseguir apoio de nenhum dos três pré-candidatos à sua pretensão de ser presidente do Conselho Deliberativo. Dunshee apoia Landim, que já lançou candidatura ao Deliberativo. Bap não quer se comprometer com um candidato ao Code antes da eleição à Presidência, mas acenou com a vaga para Ricardo Lomba. E MGM ainda não sabe como vai se posicionar na eleição ao Code, mas negocia uma aliança com o ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello, desafeto de Wallim.

A entrada no páreo do ex-vice-presidente de Futebol e Patrimônio na gestão Bandeira e ex-vice de Finanças no primeiro mandato de Landim é vista como benéfica para Dunshee, já que tende a tirar votos de Bap e MGM ou até inviabilizar a inscrição de uma dessas chapas.

Já a candidatura de Pedro Paulo é encarada como mais folclórica, por ter como grande patrocinador Capitão Léo, expulso do clube em 2015 após ser condenado a duas suspensões em menos de um ano por ofensa a Bap e agressão a outro sócio em uma reunião do Code. Ao anunciar que lançaria candidato, na semana passada, Capitão Leo disse que todas as candidaturas colocadas eram de situação e que a do seu grupo seria a única verdadeira candidatura de oposição.

A inscrição oficial das chapas para as eleições do Flamengo acontece entre os dias 10 e 30 de setembro. Já a eleição será entre o dia 1º e 10 de dezembro – a data exata será definida 40 dias antes da votação.


Partilha
Lucas Tinôco
Autor

Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...