Eleição do Flamengo é marcada para dia que dificulta presença de Sócios Off-Rio
É ano eleitoral no Flamengo, e a data das eleições presidenciais do clube foi finalmente definida. O jornalista Venê Casagrande trouxe documento que atesta que os sócios votarão no dia 9 de dezembro. A Assembleia Geral para eleger o presidente do próximo triênio, porém, apresenta um problema para os Sócios Off-Rio.
Isso porque a data cai numa segunda-feira, o que impede a presença da maioria dos Sócios Off-Rio que se habilitassem a vir ao Rio de Janeiro para a votação. O site do Flamengo afirma que o Sócio Contribuinte Off-Rio tem direito a voto, desde que seja sócio a pelo menos três anos.
➕ Profissionalização e neurociência: as promessas de MGM, candidato à presidência do Flamengo
Mas o clube ainda não aceita voto à distância. Portanto, se um Sócio Off-Rio quiser votar, terá que fazer isso presencialmente no Ginásio Hélio Maurício, na sede do clube na Gávea, entre 8h e 21h (horário de Brasília), quando acontecem as eleições.
Com a votação acontecendo na segunda-feira (9), dificilmente uma boa quantidade de Sócios Off-Rio viria, já que se trata de um dia útil. Nos finais de semana, por exemplo, o potencial para a vinda de rubro-negros de fora do Rio de Janeiro seria maior. Teoricamente, a data escolhida é mais difícil para os Off-Rio.
Últimas duas eleições aconteceram aos sábados
A data diverge das últimas duas. Em dezembro de 2018, quando Rodolfo Landim foi eleito pela primeira vez, aconteceu no dia 8 de dezembro e caiu em um sábado. Em 2021, a reeleição do atual presidente também se deu em um sábado, no dia 4 de dezembro daquele ano.
Mas a segunda-feira não é tão incomum. Apesar de dificultar a vinda de Sócios Off-Rio, em 2015, a reeleição do ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello também aconteceu numa segunda-feira, no dia 7 de dezembro. Mas na ocasião, o clube implementou e aceitou o voto à distância, e os sócios de fora do Rio de Janeiro puderam exercer o seu direito.
Em 2021, o clube retrocedeu e voltou a barrar o voto online. Desde então, o tema vem causando controvérsias entre os torcedores, e o sócio é obrigado a votar na Gávea.
Data foi marcada por presidente da Assembleia Geral
Cabe destacar que quem escolhe e marca a eleição do Flamengo é o presidente da Assembleia Geral. Portanto, coube a Carlos Henrique, que é aliado do pré-candidato Luiz Eduardo Baptista, o ‘Bap’, fazer a escolha da data.
Bap concorre ainda com Rodrigo Dunshee, que tem o apoio do presidente Rodolfo Landim, e Maurício Gomes de Mattos, o MGM. Recentemente, outros dois nomes surgiram, e Wallim Vasconcellos é mais um candidato, assim como o Deputado Federal Pedro Paulo, que também concorre na eleição do Flamengo.
Maurício Gomes de Mattos solta nota e pede revisão de data
Maurício Gomes de Mattos fez um bom trabalho como vice de Embaixadas e Consulados do Flamengo. Como resultado, esperava receber muitos votos de sócios Off-Rio. Ao MRN, MGM classificou a escolha de data como “uma vergonha”, e soltou nota oficial em suas redes sociais criticando a decisão.
Em vídeo, MGM pede que a data seja revista pelo clube.