'Ele já fez isso algumas vezes': Paulo Nunes aponta grande acerto de Filipe Luís

Atualizado: 05/03/2025, 15:56
Paulo Nunes: Tapetinho ajudou Flamengo a jogar bem contra Botafogo

Um dos principais pontos fortes do Flamengo de Filipe Luís é como o treinador consegue manter sua identidade e sistema de jogo independente de quem esteja em campo. Porém, o "contrário" disso também tem se tornado um trunfo.

➕  Filipe Luís usa cinco vantagens do jogo de posição para dominar jogos, diz analista

Segundo análise do ex-jogador e comentarista do grupo 'Globo', Paulo Nunes, a facilidade com que Filipe Luís consegue transicionar de esquema e característica de jogo dentro da partida, é impressionante.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Na visão de Paulo Nunes, essa habilidade de Filipe Luís talvez se dê pelo fato dele conhecer muito bem os atletas que tem em mãos e como administrar da melhor forma seus momentos na partida.

"O que me chama a atenção do Filipe é que ele, não sei se é porque também, ter sido jogador e ter sido parceiro de jogador, amigo desses caras... Ele conhece muito os momentos que o Flamengo precisa mudar a sua característica de jogo, mudar a sua capacidade de características de cada jogador", destacou Paulo Nunes.

Paulo Nunes destaca consolidação da visão de Filipe Luís

A visão de Filipe Luís é privilegiada, assim como sua análise tática, que permite que isso seja feito e aprimorado desde o momento que assumiu o Flamengo. Paulo Nunes destaca como isso tem sido feito diversas vezes durante as partidas, com o treinador redigindo como o jogo vai acontecer de acordo com mudanças táticas e de peças ao longo dos jogos.

"Dentro do campo, ele consegue enxergar, pelo menos nesse recorte que a gente tem de 2024 para cá, ele consegue enxergar as mudanças que têm que ser feitas para melhorar ou para consolidar um sistema. Ele pode ter um jogo mais controlado, e ele já fez isso algumas vezes que eu trabalhei nos jogos do Flamengo, ele pode ter um jogo mais direto. E ele faz isso, ele faz essas mudanças em momentos que o Flamengo está mais abaixo. Então, assim, isso chama atenção", declarou.

O próximo compromisso do Flamengo será contra o Vasco, no jogo de volta da semifinal do Carioca. Após vencer a ida por 1 a 0, no Engenhão, o Rubro-Negro agora recebe o rival no Maracanã, às 17h45 (horário de Brasília), neste sábado (8).


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.