Edital prevê que Flamengo deve inaugurar estádio no Gasômetro em 2029
O edital do leilão para a alienação do terreno desapropriado pela Prefeitura para a construção de um estádio no local do antigo Gasômetro dá prazo de um ano e meio para o arrematador – que, espera-se, seja o Flamengo – concluir o projeto final de construção da arena. Após a concessão das licenças necessárias para a obra, o prazo para a conclusão da construção é de três anos.
Ou seja, por esse cronograma, o novo estádio do Flamengo seria inaugurado o mais tardar em 2029.
➕ Gasômetro: Flamengo firma compromisso além do estádio
O edital marcou o leilão para o dia 31 de julho, com lance mínimo de R$ 138 milhões. Caso haja mais de um interessado, será aberto leilão presencial com lances verbais até que se chegue a um valor para a compra.
“O projeto, a ser apresentado em até 18 meses contados da data da assinatura do Termo de Promessa de Compra e Venda, e executado em até 36 meses prorrogáveis na forma da lei, contados do seu licenciamento, deverá ser elaborado preferencialmente em três etapas: Programa de Necessidades, Estimativa de Custo e Cronograma Físico e Apresentação da Documentação Técnica”, diz o edital.
A primeira etapa, o Programa de Necessidades, “definirá as características de todos os espaços necessários à realização das atividades previstas para o empreendimento”.
No Programa de Necessidades deverão ser apresentadas as seguintes informações: a)quadro de áreas do empreendimento, com os usos classificados; b)atividades técnicas a serem executadas e/ou projetadas; c)sistemas de sustentabilidade ambiental aplicada às edificações; d)número previsto de usuários do empreendimento classificados por categoria; e e)levantamento dos parâmetros de funcionalidade e uso dos ambientes.
A partir deste levantamento completo, deverão ser elaborados a estimativa de custo e o cronograma físico da execução das obras. É neste ponto do projeto, que acontecerá o mais tardar no início de 2026, que o Flamengo terá que fazer uma projeção de quanto custará a construção do estádio e definir o modelo de financiamento.
Seguidos esses dois passos, o Flamengo terá que apresentar a documentação técnica da obra, com desenhos, declarações, planilhas e cronogramas que atestem a capacidade para a execução da obra e todos os planos para sua realização. A partir daí terá início o processo de obtenção das licenças necessárias para a construção, que deve acontecer em um novo ano eleitoral, já que em 2026 há eleições para o governo do Estado – a expectativa é que, se reeleito, o prefeito Eduardo Paes renuncie ao cargo para disputar uma vaga no Palácio Guanabara.
Com o apoio de Lucas Tinôco