É o ai Jesus! Três Fla x Flus inesquecíveis para a torcida do Flamengo

24/02/2024, 17:50
Marcelo, Gabigol e Filipe Luis em resenha durante o clássico Fla x Flu pelo Brasileirão

Amanhã é dia de Fla x Flu! O clássico mais tradicional do Rio de Janeiro. Para muitos, o mais importante encontro entre rivais do futebol brasileiro. O classico de número 450 acontece neste domingo (25). O vencedor dará passo enorme para conquistar a Taça Guanabara. Momento perfeito para relembrar três edições do clássico que se tornaram inesquecíveis para a torcida do Flamengo.

Flamengo 4×1 Fluminense – 16/2/1986 – O jogo do Bichado

O maior ídolo da história do Flamengo adorava castigar o Fluminense. Inclusive, o último jogo oficial pelo de Zico pelo Rubro-Negro foi uma goleada de 5×0 sobre o tricolor, em 1989. Mas não é sobre esse jogo que vamos falar. Em 1986, Zico atravessava a fase mais difícil da sua carreira.

Meses após a entrada criminosa de Marcio Nunes, em agosto de 1985, o Galinho sofria para estar em campo, vítima das sequelas nas pernas que o acompanhariam até o final da carreira. O apelido de bichado era usado de forma cruel pelas torcidas adversárias. E foi esse canto que os tricolores resolveram entoar naquele dia de fevereiro de 1986.

Craque imparável, Zico se vingou da melhor forma possível. Marcou três gols irresistíveis. Um de cabeça, um de pênalti e um golaço de falta, sua especialidade. Saiu de campo ovacionado. Aos tricolores, ficou a lição. Não atice o Galo com vara curta.

Flamengo 5 x 3 Fluminense – 31/1/2010 – Império do Amor

Uma virada épica comandada por um dos ataques mais fortes que o Flamengo já montou. Em 2010, o Flamengo jogava o Campeonato Carioca como atual tricampeão e também como campeão brasileiro. Para aumentar ainda mais a empolgação da Nação, Vagner Love se juntou a Adriano Imperador na frente. Estava formado o Império do Amor.

Mas naquele jogo da Taça Guanabara, foi o Fluminense que massacrou no primeiro tempo. O placar de 3×1 traduziu bem o que foi a etapa inicial. O clima na torcida do Flamengo era de se evitar o pior no segundo tempo. Mas não foi isso que aconteceu.

Com um a menos durante boa parte do segundo tempo, o Flamengo colocou toda a mística do clássico na ponta das chuteiras e conseguiu a virada histórica. Adriano marcou três vezes e Love marcou mais um. No final, o placar mostrava incríveis 5×3. O Império do Amor se desfez sem grandes conquistas, mas aquele jogo ficou para sempre.

Flamengo 3×3 Fluminense – 01/11/2017 – O Gol do Arão

No único confronto internacional entre os dois rivais, o Flamengo se deu bem! Aconteceu na Copa Sul-Americana de 2017. Na fase de quartas de final, o Rubro-Negro venceu o primeiro jogo por 1×0, com gol de Everton. Mas no jogo da volta, a vaga só veio no sufoco.

O Fluminense abriu o placar com Lucas Rios aos três minutos do primeiro tempo. Diego Ribas empatou aos dez, mas o Fluminense fez 3×1 com Renato Chaves aos 44 do primeiro tempo e aos dez do segundo tempo. Quando tudo parecia perdido, Felipe Vizeu descontou aos 23 da etapa final. A vaga seria decidida nos pênaltis.

Mas William Arão tinha outros planos. O volante sempre teve nas cabeçadas uma das suas principais armas ofensivas. E foi assim que Arão empatou o jogo aos 39 do segundo tempo e garantiu a vaga do Flamengo. Poucas vezes o Maracanã viu uma explosão tão grande da torcida do Flamengo.


Partilha