Dupla de jornalistas lança livro em homenagem a Lico no dia do aniversário do Flamengo
Lico foi atacante do clube e atuou entre agosto de 1980 a julho de 1984. O catarinense de Imbituba conquistou o Mundial, a Libertadores, dois Brasileiros e um Carioca e assim se tornou um dos grandes ídolos do Flamengo que ajudaram a ganhar todos os títulos possíveis nos anos 80, inclusive o majestoso Mundial Interclubes de 81.
O ex-atleta será homenageado no próximo dia 15, na sede social do clube, na Gávea, com o lançamento do livro “Lico – sonho, suor e glória”, escrito pelos jornalistas Renan Koerich e Marcelo Domingos.
Leia também: Rubro-Negros notórios contam em livro a relação entre o Flamengo e a democracia
O evento para Lico
A homenagem está marcada para às 9h do dia 15 de novembro, quando o Mais Querido completa 127 anos de história. Nesse mesmo dia, na sede do clube será inaugurado um busto em homenagem a Lico. Essa obra é de responsabilidade do grupo Fla-Nação, comandado por Sandro Rilho.
Lico, ao chegar no Flamengo, não teve muitas oportunidades e foi emprestado ao Joinville, voltou em maio de 1981, ano mais importante da história do Rubro-Negro. Conquistou em 22 dias Libertadores, o Carioca e o Mundial. Desse modo, o jornalista Renan Koerich falou a respeito de como foi escrever o livro.
“Mergulhar na história do Lico foi como viajar no tempo de um dos times mais fantásticos do futebol mundial. Mas, até chegar em 1980, pesquisei e encontrei toda uma história de um jogador extremamente técnico e inteligente que fazia sucesso nos gramados do futebol catarinense. No entanto, a sorte não parecia sorrir para Lico. Lesões o impediram de ir mais jovem para times de São Paulo ou do Rio de Janeiro e, quando parecia fadado a fazer uma carreira regional, teve com Carpegiani a sequência tão sonhada no Flamengo. E, a partir dali, ficou marcado na história”, afirmou o autor Renan Koerich, jornalista e também catarinense.
Era de Ouro do Flamengo
O jornalista afirma ainda que o livro não fala somente da carreira de Lico, mas da era de ouro da equipe do Flamengo.
“O mais interessante do conteúdo do livro, para o torcedor rubro-negro, sem dúvida, está nos bastidores daquela geração mágica. Algumas histórias e fatos são relembrados por figuras como Raul, Leandro, Júnior, Andrade, Adílio, Zico e, claro, o próprio Lico. Além disso, o livro traz um acervo fotográfico que eu diria que é inédito para o rubro-negro. Fotos do acervo pessoal do Lico permeiam as histórias deliciosas e também emocionantes deste personagem talentoso e raro do futebol brasileiro”, conforme disse.
Em um vídeo divulgado pelo jornalista, Lico convoca os flamenguistas para a homenagem do busto e lançamento do livro na Gávea.
Leia mais: Flamengo joga contra o Juventude fora de casa
Melhores momentos no Flamengo
Lico era um jogador fora da curva, muito habilidoso, veloz, jogava pelos lados do campo fazendo fila e deixando atletas caídos no chão. Um atleta extremamente inteligente dentro das quatro linhas, não é atoa um dos maiores ídolos da história do Flamengo. Veja um vídeo com os melhores momentos, dribles desconcertantes e golaços marcados pelo grande camisa 11 do Flamengo.