Depois do fracasso de Fernando Diniz, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu um novo treinador. Nesta quinta-feira (11), Dorival Júnior assumiu o comando definitivo da Seleção para o ciclo da Copa do Mundo de 2026. Na sua apresentação, Dorival lembrou do Flamengo.
O treinador foi questionado sobre seu estilo de jogo durante a sabatina com jornalistas na sede da CBF. Dorival Júnior é rotulado como um técnico “feijão com arroz”, ou seja, que faz o simples dentro de campo. Citando o Flamengo, o técnico contrariou a definição do seu trabalho.
Leia mais: Ana Thaís Matos polemiza com Dorival na Seleção: ‘Pior que 7 a 1’
“Se você pegar o Santos de 2010, minha penúltima equipe, o Flamengo, e meu último trabalho, o São Paulo, você vai ver que nenhum jogou da mesma forma. Então, acho que esse feijão com arroz tem um tempero de cada estado. Para mim sempre foi um desafio”, disse, e depois completou:
“Tive seis times que ajudei a livrar de rebaixamentos. Também cheguei em decisão de competições. Não retornei três vezes a uma equipe como o Flamengo por um acaso. Alguma coisa você acaba deixando plantado”.
Relembre trajetória de Dorival no Flamengo
As três passagens de Dorival Júnior pelo Flamengo foram curtas, mas impactantes. Entre 2012 e 2013, o treinador teve sua primeira chance na Gávea. Assumiu o clube em meio ao Brasileirão e finalizou a temporada com o Rubro-Negro em 11º lugar.
Dorival só deixou o cargo no ano seguinte por problemas financeiros. O Flamengo tentou uma redução salarial para manter o técnico, porém, não conseguiu.
O agora técnico da Seleção Brasileira só retornaria ao Mais Querido cinco anos depois, em 2018. Dorival Júnior ficou a frente do Fla em apenas 12 partidas. Mesmo com o pouco tempo, o comandante fez a equipe brigar pelo título do Brasileirão, terminando em segundo lugar.
Já na sua terceira e última vez no Gávea, Dorival conseguiu, enfim, colocar seu nome na história. Assumiu o comando rubro-negro após um trabalho conturbado de Paulo Sousa, em junho de 2022.
Em semanas, deu ordem ao Flamengo e pôs o time na briga dos principais títulos da temporada. Dorival Júnior foi campeão da Libertadores com uma campanha invicta, além de ter levantado o caneco da Copa do Brasil.
Tite foi enaltecido por Dorival durante apresentação
Na sua apresentação, Dorival estabeleceu uma meta ousada de colocar o Brasil de volta a uma final de Copa do Mundo após mais de 20 anos. Além disso, o treinador também citou os trabalhos dos seus antecessores no cargo e enalteceu Tite, atual comandante do Flamengo.
Tite foi o último técnico a frente da Seleção Brasileira em Copas do Mundo. Em 2018, caiu nas quartas de final para a Bélgica. Já em 2022, o vilão foi a Croácia, também nas quartas.
Mesmo com o insucesso em Mundiais, o desempenho de Tite foi surpreendente. Em seis anos, Adenor teve 60 vitórias, 15 empates e apenas seis derrotas. O aproveitamento do técnico pelo Brasil supera os 80%.
“Tite fez um dos trabalhos mais bonitos dos últimos anos em relação a uma seleção. Infelizmente, acabaram não acontecendo nas duas Copas. Mas foi trabalho de altíssimo nível, temos que enaltecer e muito. Acredito que ele tenha feito o máximo possível para encontrar um pouco mais essa aproximação com o torcedor”, elogiou o novo treinador da Seleção Brasileira.